sábado, 11 de abril de 2020

Prefeito Edson Vieira confirma primeiro caso de Covd-19 em Santa Cruz do Capibaribe


A paciente encontra-se em isolamento domiciliar

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou neste sábado (11) o boletim diário com os novos casos confirmados de coronavírus, dentre eles está um caso de Santa Cruz do Capibaribe. Trata-se de uma mulher de aproximadamente 30 anos que está sendo monitorada pela secretaria municipal de saúde.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o Prefeito Edson Vieira (PSDB) confirmou o caso e afirmou que a mesma encontra-se em isolamento domiciliar e está sendo acompanhada pela secretaria de saúde do município.

O Prefeito pediu para que a população siga as orientações das organizações de saúde e que respeitem os decretos, para que não haja a proliferação do vírus na cidade.

Do Estação Notícias / Assessoria

Morre presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, com suspeitas de Covid-19

Cícero Pinheiro (PTB) estava internado desde da última terça-feira (7), no Hospital da Polícia Militar, com quadro gripal e teve complicações no estado de saúde

Morreu na madrugada deste sábado (11), aos 42 anos, o presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, o vereador Cícero Pinheiro (PTB).

Cícero estava internado desde da última terça-feira (7), no Hospital da Polícia Militar, localizado na área central do Recife. Segundo a assessoria do político, ele deu entrada na unidade de saúde apresentando um quadro gripal com febre, e teve complicações no estado de saúde por volta das 18h dessa sexta-feira (10).

Ainda de acordo com a assessoria de Cícero, o vereador que era paciente crônico, possuía diabetes, hipertensão e estava sendo tratado pelos médicos como um caso suspeito de Covid-19, chegou a ser reanimado por uma equipe médica, mas acabou falecendo às 0h30 deste sábado, vítima de um infarto fulminante.

A família do presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço da Mata aguarda liberação do corpo para realizar o sepultamento, que deve acontecer ainda neste sábado no Cemitério Morada eterna, em São Lourenço da Mata. Não haverá velório, já que o paciente estava sendo tratado como possível vítima do novo coronavírus. O resultado do exame de Cícero para Covid-19 deve sair nesta segunda-feira (13), segundo informou a assessoria da vítima. 

Cícero era natural do estado de São Paulo e morador de São Lourenço da Mata há 35 anos. Casado, o policial militar reformado deixa esposa e três filhos.

Do Estação Notícias / FolhaPE

Cidade pernambucana vive vazio sem encenação da Paixão de Cristo, adiada por coronavírus

Ao menos 150 mil visitantes eram esperados neste ano no teatro ao ar livre de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus

O pequeno distrito de Fazenda Nova, no município do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, que recebe mais de 150 mil pessoas nesta época, está vazio.

Pela primeira vez, após 53 anos, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o mais famoso do Brasil, não vai ocorrer durante a Semana Santa em razão da pandemia de coronavírus.

“O sentimento é de um grande vazio aqui. O povo está muito triste. Sentimos na fala e no olhar”, descreve o padre de Fazenda Nova, Paulo Cesar do Nascimento.

O evento, que seria realizado de 4 a 11 de abril, foi transferido para o período de 2 a 7 de setembro deste ano.
Fazenda Nova tem pouco mais de 7.000 habitantes. A Semana Santa é o momento em que tudo se transforma por lá. Atores famosos passeiam pelo meio da rua, comerciantes conseguem multiplicar os lucros, bares e restaurantes ficam cheios e muitos moradores se divertem fazendo figuração no espetáculo grandioso.

“O impacto aqui é muito grande. Não tem como mensurar. O pessoal vive em torno desses dez dias de apresentação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa”, diz Geovani Barbosa, secretário de Turismo do Brejo da Madre de Deus.

Nesta época, são gerados mais de 3.000 empregos diretos e indiretos na cidade.

Paulo Lopes Silva Neto, dono de um restaurante que fica bem perto de onde ocorre o espetáculo, diz que se preparou e investiu para receber uma grande quantidade de clientes.

“No ano passado, vendia mais de 120 almoços por dia. Somos o restaurante mais próximo do local onde ocorre a Paixão de Cristo. Já tinha comprado muita coisa para atender a demanda grande, mas todo mundo foi pego de surpresa. É cumprir a quarentena e esperar passar”, diz.

Agora, ele está entregando quentinhas. “A gente vai se virando”, conta.

Morador de Caruaru, no interior de Pernambuco, o ator Sebastião Alves, mais conhecido como Sebá, participa do espetáculo desde 1997. Já interpretou vários personagens.

“Para todos nós foi um impacto muito grande, uma surpresa desagradável. Mas o que importa é o compromisso com a sobrevivência, com o melhor para todos que é o sustento da vida", comentou.
O anúncio do adiamento foi feito no dia 14 de março. “Será um grande desafio para todos que fazemos a Paixão, uma vez que a mudança de data implicará a repactuação de muitas parcerias que envolvem o elenco, equipe técnica e governo estadual”, afirmou Robinson Pacheco, presidente da STFN (Sociedade Teatral de Fazenda Nova).

No elenco principal deste ano estão confirmados os artistas Caco Ciocler (Jesus), Edson Celulari (Herodes), Christine Fernandes (Maria), Juliana Knust (Madalena) e Sérgio Marone (Pilatos).

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo. A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém agrega cerca de 600 profissionais, incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, maquiadores, cabeleireiros e camareiras, entre outros.

A ideia de construir um teatro ao ar livre como uma réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão de Cristo foi do jornalista gaúcho Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956.

O plano só se concretizou em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade-teatro de Nova Jerusalém.
Desde então, já são 53 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas. O maior teatro ao ar livre do mundo tem 100 mil metros quadrados.

É cercado por um grande muro de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-plateias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios, além do Templo de Jerusalém.

Do Estação Notícias / Folha de São Paulo

A ANSIEDADE NÃO É DIVERTIDA


A ansiedade é uma chuva de meteoros de “e se acontecer isso”. O céu está caindo, e está caindo de forma desproporcional em cima de você. A ansiedade não é divertida. Você pensaria que Cristãos estariam isentos de preocupações, mas não estamos. É o suficiente para se questionar se o apóstolo Paulo estava um pouco fora da realidade quando ele escreveu em Filipenses 4:6 “Não andem ansiosos por coisa alguma.”

Será que ele quis dizer isso? Não exatamente. Ele escreveu a frase no tempo presente ativo – dando a ideia de um estado contínuo. “Não deixe algo na vida lhe deixar sempre sem fôlego ou ansioso.” A presença de ansiedade é evitável, mas a prisão da ansiedade é opcional. Você pode usar um pouco de calma? Claro que sim. Todos nós podemos! Todos nós podemos usar uma palavra de conforto e Deus está pronto para dar.

Devocional Diário – Max Lucado