quinta-feira, 2 de abril de 2020

Brejo da Madre de Deus teve o mês de março mais chuvoso dos últimos 12 anos

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica nas principais barragens do município

Com o acumulado de 330 milímetros, março de 2020 foi o mês mais chuvoso dos últimos 12 anos em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Já nos últimos 37 anos, março de 2020 foi o terceiro mês mais chuvoso, ficando atrás apenas do ano de 2008 com 420 milímetros e 1991 com 395 milímetros.

Os dados fazem parte do levantamento do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA de Brejo da Madre de Deus, que analisou dados dos últimos 37 anos.
De janeiro a março choveu 525 milímetros

Barragens e açudes cheios
Barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica nas principais barragens de Brejo da Madre de Deus.

Um fator importante é que as precipitações não tem se concentrado apenas em regiões historicamente favorecidas. O resultado é que nos últimos dias açudes e barragens tanto na região brejeira, como na sede e nos distritos Fazenda Nova, Mandaçaia e São Domingos no Brejo da Madre de Deus, estão sangrando.
portal do agreste: 2020
Barragem do Machado sítio Bandeira em Brejo da Madre de Deus

Segundo informações da Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Elizabeth Szilassy (Beth), a situação as barragens se encontram assim: Barragem de Santana II, Machados, Poço Fundo e Tabocas - Piaca (Serra dos Ventos) estão com 100 % de sua capacidade.

E nesta quinta-feira (02), conforme o Boletim de Monitoramento dos Reservatórios da APAC, Barragem do Oitis está com 56,3 % e Eng. Gercino Pontes (Tabocas), entre Mandaçaia e São Domingos está com 48,5 %, volumes consideráveis, dando a entender que logo irão sangrar.
A previsão da Apac para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco. Informações recentes da APAC do dia 30 de março de 2020.

Do Estação Notícias

Disk Entrega Farmácia São Jerônimo


Em decorrência da pandemia de Coronavírus, as Farmácias São Jerônimo estarão com regime especial de ENTREGA EM DOMICÍLIO, com extrema rapidez, ligou, comprou, chegou.

Essa campanha é para evitar que nossos clientes saiam de casa para não correrem o risco de contraírem o coronavírus (Covid-19).

▪BASTA LIGAR OU MANDAR UM WHATSAPP!

📞 Disk Entrega em Brejo da Madre de Deus: (81) 9 9408-3529

📞 Disk Entrega em Jataúba: (81) 9 9408-2579 (CLARO) (81) 9 8179-3511 (VIVO)

📞 Disk Entrega em Fazenda Nova: (81) 9 9408-9546

Farmácia São Jerônimo, promover saúde é a nossa especialidade! 

Mulher reage a assalto com pedras em Santa Cruz do Capibaribe

A vítima teria percebido que o homem não estava armado e teve a reação, acertando uma pedrada na cabeça dele

Um assalto foi frustrado na noite dessa quarta-feira (01), após uma mulher reagir usando pedras em Santa Cruz do Capibaribe. O fato aconteceu nas proximidades da Praça de Alimentação.

De acordo com informações da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santa Cruz do Capibaribe, a vítima teria percebido que o homem não estava armado e teve a reação, acertando uma pedrada na cabeça dele.

O homem fugiu deixando uma moto que foi apresentada na delegacia. O veículo de placa PEW-3673 de Santa Cruz do Capibaribe não constava no sistema como roubada.

A orientação por parte das forças de segurança é que tal reação não seja realizada, visando a própria segurança da vítima.

Do Estação Notícias / Blog Polo +

Denúncia: “Tem muita gente descumprindo o decreto estadual e municipal aqui em Brejo da Madre de Deus, estão abrindo suas lojas e a fiscalização parece que não funciona”, afirma Jaqueline Manicure

Advogado lembra que os comerciantes que descumprirem a medida, podem sofrer punições previstas no Código Penal.

O momento é muito complicado para os comerciantes que tiveram de fechar suas portas por tempo indeterminado devido a pandemia do Covid-19 (novo coronavírus). O decreto do Governo do Estado deixou claro que só podem abrir os comércios de primeira necessidade, e alguns serviços. Durante a vigência do decreto estadual quem descumprir o decreto poderá ser punido.

Mas o problema é que tem muitos comerciantes reclamando da falta de fiscalização para fazer cumprir o decreto, pois tem comerciante descumprindo a lei e estão com meia porta aberta vendendo seus produtos. Isso tem causado muita revolta em vários comerciantes em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, que estão cumprindo a risca as recomendações e o decreto, mas afirmam que não é justo o decreto servir para uns e outros não.

“Minha gente, não estou aqui pra julgar ninguém, mas se o decreto é pra todos porque alguns comerciantes aqui no Brejo estão com um lado da porta aberta? Então se for assim, que seja pra todos porque não tem ninguém melhor que ninguém, fica aqui a minha indignação”, comentou a Jaqueline Manicure.

Outra reclamação pertinente por parte dos comerciantes é que a fiscalização em Brejo da Madre de Deus parece não funcionar. A prefeitura até divulgou contatos da GCM e da Polícia para o cidadão denunciar quem estiver descumprindo o decreto do Governo, mas é difícil conseguir fazer a denúncia e quando conseguem, reclamam que tem gente fazendo vista grossa.

“A impressão que dá é que em Brejo o decreto parece que só vale para uns e outros não, estou cumprindo as orientações, mas tem muita gente que não está nem aí. Vai chegar uma hora que se uns estão fazendo isso, outros irão fazer e vai virar bagunça, ou pode ou não pode”, desabafou um comerciante brejense que solicitou preservar o seu nome.

Uma empreendedora brejense pediu que providencias sejam tomadas.

“Apesar dos prejuízos financeiros que iremos ter durante este período de quarentena estamos dispostos a seguir o que o governo determinou, já que é para o bem de todos, mas ver outros comércios, que não são essenciais funcionando é muito injusto com aqueles que estão cumprindo o decreto. Algo tem que ser feito a respeito, com urgência!”, desabafou.


Código Penal prevê punição para comerciantes que descumprirem quarentena

O gerente do Núcleo de Práticas Jurídicas da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife e Mestre em Direito, Glebson Bezerra comentou sobre o assunto e diz que os comerciantes que descumprirem a medida, podem sofrer punições previstas no Código Penal.

“Devido a pandemia do novo coronavírus, o governo anunciou métodos de combate a transmissão da doença. O fechamento do comércio evita a aglomeração de pessoas, mas afeta diretamente vários setores”, afirma.

“Restaurantes, bares e lanchonetes podem atuar em sistema de entrega. Serviços essenciais, como farmácias e supermercados continuam operando normalmente”, salienta o advogado. “Os comerciantes de outros seguimentos, que descumprirem o decreto, podem ser autuados e multados por equipes da Prefeitura”, alerta Glebson.

Ainda segundo ele, as consequências de um eventual não cumprimento das normas estão previstas no Código Penal. “As penas para o descumprimento da determinação do poder público, estão previstas no artigo 268 do Código Penal. A melhor forma de evitar conflitos é promover a conscientização dos lojistas, influenciando para que o fechamento ocorra naturalmente”, alerta o profissional. “Comerciantes que forem autuados com reincidência podem chegar a perder o alvará de funcionamento”, completa.

Do Estação Notícias

“Não tenho dúvida que Rubinho e Josevaldo estarão unidos para tornarem-se gestores do município do Brejo”, afirma professor Walter


No programa Cidade em Foco, ele ainda garantiu que os dois estão se afinando e conversando com frequência

No programa Cidade em Foco com Alberes Xavier, transmitido pela Rede Agreste de Rádio, o professor Walter de São Domingos afirmou que muito provavelmente o vice-prefeito do Brejo da Madre de Deus Josevaldo Lopes (Republicanos), também conhecido por Cowboy, está conversando e se afinando com o empresário Rubinho Nunes (PSB) para juntos formarem uma chapa majoritária para disputar a eleição deste ano.

“O Cowboy e Rubinho vêm se afinando, eles vêm conversando com frequência, são pessoas que estão respeitando o momento um do outro e aguardando os prazos. Eu particularmente não tenho dúvida de que esses dois homens estarão juntos com seus exércitos fazendo uma frente de grande batalha, para tornarem-se literalmente gestores do município do Brejo para que em situações como essas, nessas circunstâncias os munícipes possam futuramente ter uma tranquilidade maior e saber que necessitando de uma saúde vai ser bem atendido, porque vai ter condição te ser atendido toda população sem descriminação, sem seletividade nenhuma”, disse Professor Valter

Do Estação Notícias

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru solicitou aos poderes públicos a reabertura do comercio de forma gradual


NOTA

A diretoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), em reunião realizada por meio de videoconferência, decidiu solicitar aos poderes públicos que o comércio possa reabrir de forma gradual.

A sugestão será para que as lojas possam funcionar de portas fechadas controlando a quantidade de clientes e dentro dos critérios de distanciamento entre clientes e atendentes, utilizando produtos que auxiliem no combate ao novo coronavírus, como o álcool em gel a 70% e máscaras. Esse seria o primeiro passo para retomada da atividade econômica.

A iniciativa segue exemplos de outras grandes cidades, como Campina Grande-PB, que retomará gradativamente suas atividades a partir do dia 6 de abril, seguindo condições rígidas para que os segmentos produtivos voltem a funcionar.

O Sindloja também solicita informações do Governo do Estado sobre as ações de combate e prevenção à Covid-19, principalmente quando se trata da instalação de infraestrutura, como hospitais de campanha, aquisição de materiais de EPI para profissionais de saúde, aquisição de testes para detectar a doença, contratação de profissionais para reforçar a estrutura de atendimento e a criação das estruturas de apoio para as cidades do interior do Estado para atender pessoas contaminadas, entre outros.

Caruaru, 2 de abril de 2020.

Do Estação Notícias / Assessoria

Chegou Máscaras Cirúrgicas, garanta já a sua na Lab Farma

Tribunal Regional Eleitoral suspendeu o agendamento e atendimento presencial em cartórios e postos de atendimento ao eleitor

Medida foi tomada para preservar a saúde dos eleitores e servidores

Cartório Eleitoral*

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, foi necessário mudanças no sistema de atendimento em praticamente todos os Cartórios. Entre eles o de Brejo da Madre de Deus, Jataúba e São Domingos. Medida foi tomada para preservar a saúde dos eleitores e servidores.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) suspendeu o agendamento e atendimento presencial em Cartórios e Postos de Atendimento ao Eleitor.

Informo que os eleitores de Brejo, Jataúba e São Domingos não vão ter prejuízo pois a Biometria vai até 2022. E aqueles que não fizeram a biometria não terão prejuízo. O fechamento vai até 30/04, assim que voltarmos as atividades comunicamos nas rádios e blogs.

Equipe do Cartório Eleitoral.

Do Estação Notícias / Assessoria

Idoso morre após ser atropelado por caminhão em Belo Jardim

A vítima que tinha 68 anos estava tentando atravessar uma rua

Um idoso de 68 anos identificado como José Olímpio da Silva, morreu atropelado por um caminhão em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco. O acidente aconteceu na rua da Baixinha no bairro de São Pedro nesta quarta-feira 1º de abril.

De acordo informações, José Olímpio estava tentado atravessar uma rua quando foi atingido pelo veículo de grande porte que momento do acidente estava dando marcha ré.
A vítima ainda foi socorrida pelo corpo de bombeiros, e levada ao Hospital Júlio Alves de Lira em Belo Jardim, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade de Caruaru.

Do Estação Notícias

Homem é detido suspeito de tentativa de homicídio em São Domingos


Ele é suspeito de ter desferido sete golpes de faca contra vítima na ponte que interliga Santa Cruz a São Domingos

Um homem foi preso suspeito da prática de uma tentativa de homicídio que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (1º) no distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

José Eran dos Santos Silva, 19 anos, teria desferido sete golpes de faca contra Sandoval de Lima Calado, 31 anos, quando este saiu de um bar no distrito brejense, ele foi capturado por homens da 21ª Delegacia de Homicídios, em flagrante.
A vítima foi levada até a Policlínica de São Domingos, onde foi atendida e conduzida ao Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, devido aos ferimentos sofridos.

O suspeito foi conduzido à delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou à disposição da Justiça, e deve ser conduzido nesta quinta-feira (02) para uma audiência de custódia.

Do Estação Notícias / Blog Polo +

O QUE DEUS ESTÁ FAZENDO


Mudando de direção na vida não é trágico – mas perdendo sua paixão é! Algo acontece no caminho. Convicções para mudar o mundo são rebaixadas para compromissos de pagar as contas. Ao invés de fazer uma diferença, ganhamos um salário. Ao invés de olhar para fora, olhamos para dentro. E não gostamos daquilo que vemos! Mas Deus não terminou com você ainda. Você pode até pensar que ele terminou. Você pode pensar que chegou ao auge. Você pode pensar que ele tem outra pessoa para o serviço. Se é o que estiver pensando, pense de novo!

A Bíblia diz “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1:6 NVI).

Você viu o que Deus está fazendo? Uma boa obra em você. Você viu quando ele vai terminar? Quando Jesus voltar de novo. Posso soletrar a mensagem? Deus ainda não terminou com você!

Devocional Diário – Max Lucado