quinta-feira, 26 de março de 2020

Com seu auxílio iremos passar por tudo isso o mais rápido possível. Contamos com você!

Mais dois óbitos por Covid-19 confirmados em Pernambuco

Um paciente era morador do Recife. O outro, um canadense passageiro do navio de cruzeiro Silver Shadow. Ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, na manhã desta quinta-feira (26/03), mais duas mortes pelo novo coronavírus no Estado, subindo para três o número de óbitos provocados por Covid-19 – o primeiro ocorreu na última quarta (25.03). Tratam-se de dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). Ambos foram notificados no dia 12 de março.

Entre as mortes, está o canadense de 79 anos, que chegou ao Recife no dia 12 de março, no navio de cruzeiro Silver Shadow. Durante o desembarque, ele passou mal e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para Covid-19. O canadense, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado ao Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.

O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada desta quinta.

O segundo paciente é um homem de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, tendo retornado ao Estado em 10 de março. No dia 12, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, o paciente de 69 anos buscou outra emergência, a do Real Hospital Português, com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Dois dias depois, apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Na última quarta (25.03), teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio a óbito na madrugada desta quinta.

PRIMEIRO CASO – O primeiro óbito registrado no Estado foi o de um homem de 85, morador do Recife, que faleceu na manhã da última quarta (25.03). No dia 19 de março, ele havia sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu a devida assistência na UPA, foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC). Lá, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e o antiviral oseltamivir.

Apesar do idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo seu histórico de comorbidades, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar a hemodiálise na última terça-feira (24.03), um procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã da última quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, o senhor faleceu durante a manhã.


CONFIRMAÇÕES - Até a quarta-feira (25.03), Pernambuco confirmou 46 casos da Covid-19, distribuídos por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado e países. Um novo boletim será divulgado na tarde de hoje.

Do Estação Notícias / Assessoria / Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Cimento, ferragens, material elétrico, material automotivo e muito mais

Fique em casa que vamos até você! Escolha seu produto via WhatsApp que nosso caminhão deixará tudo em sua casa! Entre em contato agora e faça já o seu pedido!

Exclusivo: Paciente com suspeita de Coronavírus foi transferida da Policlínica de São Domingos para o Hospital Osvaldo Cruz no Recife

De acordo com informações, ela esteve na última feira no Moda Center, antes da quarentena

Deu entrada por volta das 11h da manhã da quarta-feira (25), na Policlínica de São Domingos, distrito do Brejo da Madre de Deus, uma mulher de 22 anos com febre e dificuldade para respirar, sintomas que indicavam que a mesma poderia estar com o Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com informações colhidas pelo Blog Estação Notícias, a jovem já estava com estes sintomas há vários dias, mas somente ontem foi até a policlínica pedir socorro. Apesar de não ter histórico de viagens recentes, ainda segundo informações, ela esteve na última feira que foi realiza no Moda Center Santa Cruz, antes da quarentena.

Devido ao quadro que apresentava o médico de plantão solicitou transferência da mesma, que teve que ser transferida para o Hospital Osvaldo Cruz, no Recife. O resultado dos exames sai em dez dias, mas devido aos sintomas apresentados pela paciente, são grandes as possibilidades de ser coronavírus.



Do Estação Notícias

Começa verter Açude do Machado em Brejo da Madre de Deus

População foi para o “pé do paredão” pegar as piabas que estão caindo

Logo ao amanhecer desta quinta-feira (26) alguns moradores próximos ao Açude dos Machados, localizado no sítio Bandeira em Brejo da Madre de Deus, foram até o açude e constataram que o mesmo estava vertendo.

Um morador gravou um vídeo afirmando que tinha piaba caindo pelo paredão, minutos depois, várias pessoas foram até lá com sacolas para pegar o peixe.

A Guarda Civil e o GATI foram acionadas e estão no local dispersando a aglomeração.

Do Estação Notícias

SERVIDORES PÚBLICOS DA SAÚDE

Neste momento de dificuldades que o mundo vem atravessando, onde os encontros familiares, as reuniões sacras, o aperto de mão e o beijo afetuoso, vêm sendo substituídos pelo confinamento, pelo isolamento entre irmãos, pela síndrome do medo, o SINDIBREJO, por sua Diretoria, vem de público externar a sua admiração por todos os servidores públicos do nosso município, que fazem parte da área de saúde.

São vocês, detentores de uma coragem singular, que possuem a missão de enfrentar, com risco de suas próprias vidas, num combate desigual, um inimigo poderoso, que age de maneira silenciosa e sutil.

São vocês que dedicam o seu cotidiano na busca de amenizar o sofrimento alheio, dando aos seus semelhantes a sensação de que não estão sós nos momentos de dor.

Logo após essa pandemia voltaremos a luta baseada na nossa pauta de reivindicações  e acreditamos que as autoridades administrativas do nosso município irão reconhecer definitivamente a sublime missão que a vocês foi confiada, e buscarão, não só agora, mas, permanentemente, a solução para os seus mais justos anseios.

O SINDIBREJO se solidariza com vocês e estará sempre atento na defesa de seus interesses.

Aguida Wilma Azevedo
Presidente

Do Estação Notícias

Atenção motoristas que trabalham em outros estados e estão retornando para o Brejo da Madre de Deus

DEUS NUNCA DESISTE


Deus nos leva para a frente curando o nosso passado! Será que Ele consegue? Será que Deus consegue curar essa ferida antiga no meu coração? Claro que Ele pode. De fato, Deus se importa mais com justiça do que nós. Paulo nos lembra em Romanos 12:17-19 “Não retribuam a ninguém mal por mal… nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor”.

Nós tememos que o malfeitor irá escapar na noite, desconhecido e impune. Fugir para Fiji e tomar drinks na praia. Não se preocupe. A Escritura diz “Deus retribuirá”; e não “Deus talvez irá retribuir”. Deus vai executar justiça a favor da verdade e do que é justo.

Diferente de nós, Deus nunca desiste de uma pessoa. Nunca. Muito depois que nós deixamos para trás, Deus ainda está lá, sondando a consciência, provocando convicção, sempre orquestrando a redenção. Consertar seus inimigos? Esta é a obra de Deus.

Devocional Diário – Max Lucado