segunda-feira, 23 de março de 2020

Governador Paulo Câmara faz pronunciamento a população pernambucana sobre a luta conta o Coronavírus

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, fez na noite desta segunda-feira, 23 de março, um pronunciamento para as emissoras de televisão e rádio do Estado.

O governador reforçou o apelo para que todos os pernambucanos continuem engajados nesse desafio de combater a propagação do novo Coronavírus. Paulo Câmara reconheceu a importância das instituições, públicas e privadas, que continuam em pleno funcionamento, garantindo a manutenção dos serviços essenciais.

“Hoje é mais um dia de luta para o mundo, unido em uma guerra pela vida. A ordem é ficar em casa, conter a propagação do novo coronavírus e garantir cuidados a quem precisa. Qualquer ação só terá resultado se fecharmos as portas para a doença. Você pode ser um agente de proteção ou de transmissão. Ficar em casa significa salvar vidas. É impossível colocar um fiscal em cada rua, mas não hesitaremos em fazer cumprir a lei. O momento exige consciência e responsabilidade. Nossas equipes de saúde e outros serviços essenciais estão dedicados ao funcionamento do que não pode parar. Agradeço muito a todos, assim como aos que mantêm abertos hospitais, supermercados, farmácias, que nos garantem os suprimentos básicos. Fechamos escolas, restaurantes, comércio. Sabemos do impacto causado, mas a vida é a prioridade. Combater a Covid-19 é inadiável. Encontraremos, no tempo adequado, soluções possíveis para os outros problemas. Ninguém pode ser abandonado e todos temos o que fazer. Pior do que o sacrifício temporário é uma doença que tem matado milhares de pessoas. Escolha a vida. Fique em casa. Vamos juntos vencer esse desafio”.

Obrigado.

Paulo Câmara

Governador de Pernambuco

Do Estação Notícias / Assessoria

Brejense afirma que motoristas estão sofrendo retaliação na Bahia


“O pessoal olha indiferente, como se a gente estivesse com o vírus”, disse Beto

Brejenses que trabalham reformando a rede elétrica no Vale do Jequiriçá, no Estado da Bahia, alegam que estão sendo vítimas de uma Fake News, espalhada em redes sociais afirmando que os mesmos estavam infectados com o Covid-19.

Eriberto Marinho Alves, 39 anos, mais conhecido como Beto de Didi, foi entrevistado por uma equipe de reportagem local, e afirmou que ao realizar as saídas necessárias em mercadinho ou padaria, ele e seus companheiros de trabalho estão sofrendo retaliações por parte dos moradores da localidade.

As atividades no canteiro de obras já estão paralisadas totalmente e segundo a empresa SAE TOWERS, em nenhum dos seus funcionários foi constatado qualquer tipo de doença.

“O pessoal olha indiferente, como se a gente estivesse com o vírus. A gente sente a diferença no comércio, no atendimento”, disse Beto.

Além de Beto, Wellison Mirosmar, Jorge Henrique e Felipe, também são brejenses que estão passando por esse momento difícil longe da família. A expectativa e que até a próxima quarta-feira a empresa libere-os para casa.

Em meio ao nosso grande inimigo, o Coronavirus, é mais que necessário ter cuidado ao compartilhar informações e buscar saber a veracidade antes de fazer qualquer tipo de postagem ou afirmação.

Do Estação Notícias

Comunicado da Nunes Empreendimentos e Imobiliária Serrano LTDA


Prezados clientes e colaboradores,

Em razão de força maior, frente ao COVID-19 (coronavírus), comprometidos com as recomendações decretadas pelas autoridades públicas, às imobiliárias NUNES EMPREENDIMENTOS E IMOBILIÁRIA SERRANO LTDA estão suspendendo assim o atendimento presencial ao público por tempo indeterminado, até segunda ordem das autoridades.
Para dúvidas, solicitações de boletos, carnês, etc. Disponibilizamos dos contatos telefônicos : 81 9 9698-0154 OI  – 81 9 9965-0352 TIM – 81 9 9677-0625 OI WHATSAPP, como também dos nossos e-mails : nunesempreendimentos@hotmail.com e imobiliariaserrano@hotmail.com.

Tenham todos os cuidados necessários, faça sua parte e fique em casa! Para que juntos possamos passar por esse momento delicado o mais rápido possível. Normalizando assim nossas vidas e nossas atividades.

SINDIBREJO NA LUTA PELOS SERVIDORES DA SAÚDE

Nesta segunda-feira (23) a presidente do SINDIBREJO entrou em contato com o Assessor da Secretaria Municipal de Saúde, o Sr. Frailan Mota para tomar conhecimento sobre a adoção de medidas com relação ao EPI dos servidores públicos municipais de saúde lotados na UPA, ACS, VIGILANCIA SANITÁRIA, AGENTE DE ENDEMIAS Policlínica e PSF. Na oportunidade o Sr. Frailan Mota enfatizou que as medidas esse estão sendo tomadas e que estão aguardando a chegada dos EPI's. Desde já o SINDIBREJO agradece os cuidados com os servidores públicos.

Do Estação Notícias

Celpe não poderá cortar energia durante pandemia do coronavírus

Pedido feito pela Defensoria Pública do Estado foi aceito pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco

O Tribunal de Justiça de Pernambuco acatou nesta segunda-feira (23) um pedido feito pela Defensoria Pública do Estado que proíbe a Companhia Energética de Pernambuco de suspender o fornecimento de energia elétrica dos consumidores residenciais ao longo do período de emergência de saúde relativo à pandemia de coronavírus.

O pedido feito inclui o restabelecimento da energia elétrica daquelas casas que já tiveram o fornecimento cortado por inadimplência, tudo isso sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil por consumidor afetado. O texto da defensoria pública também prevê possibilidade de responsabilização criminal para o caso de descumprimento.

Ao dar entrada na Ação Civil Pública, o defensor público e coordenador do Núcleo de Causas Coletivas, Rafael Alcoforado, defendeu que o corte de energia expõe as pessoas ao risco, pois as obriga a saírem de suas casas. "Elas não têm sequer como pagar suas contas online e desta forma se expõem ao risco através desse corte", ressaltou.

Dívida não será perdoada

Segundo Rafael Alcoforado, a recomendação expedida na última quarta-feira (18) é direcionada à Celpe e à Compesa e está restritamente ligada ao corte de energia e água durante essa pandemia. "Não foi pedindo para ser suspensa a cobrança. A dívida vai existir poderá ser cobrada judicialmente, por qualquer outro meio possível", frisou.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado, em resposta, a Celpe disse que está analisando as medidas junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “A Celpe respondeu informando que não poderia adotar essa medida sem a orientação do Órgão regulador. Diante de alguns casos que a Defensoria recebeu de dois cortes efetuados, nós decidimos entrar com a ação civil pública”, enfatizou Alcoforado.

Do Estação Notícias / Jornal do Commercio

Caruaru tem primeiro caso de coronavírus confirmado

Este é o 2º caso da Covid-19 registrado no Agreste

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou um caso de coronavírus na cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (23). Os dados do paciente não foram divulgados. Este é o segundo caso da Covid-19 registrado no Agreste, sendo o primeiro em Belo Jardim.

Em Pernambuco, cinco novos casos da Covid-19 foram registrados, totalizando 42 confirmações. Do total de confirmados, oito estão hospitalizados (sete na rede privada e um na rede pública), 31 cumprem isolamento domiciliar e três já apresentam cura clínica.

As confirmações são do Recife (30), Jaboatão (3), Olinda (2), Caruaru (1), Belo Jardim (1) e Petrolina (1), além de um caso de outro estado e três de outro país - entre eles, dois do navio que está atracado no Porto do Recife.

Do Estação Notícias / G1 Caruaru


Advogado Alberto Afonso faz comunicado aos seus clientes

Em virtude do grave momento em que estamos passado - pandemia do coronavírus (COVID-19), que nos levou ao isolamento social determinado pelo governo do Estado e pelas autoridades sanitárias, que nos orienta a ter à responsabilidade de permanecer em nossos lares, e ainda as determinações do Tribunal de Justiça de Pernambuco que suspendeu as atividades em todo o Estado, seja de 1º Grau, seja de 2º Grau, informamos que  estaremos excepcionalmente atendendo via celular/Wattsapp no número 81 - 9.9941.0141, e pelo e-mail albertoaferreira.adv@gmail.com, até que tudo volte a sua normalidade, nos casos de urgência avaliaremos a possibilidade de atendimento presencial.

Assim, desde já, agradeço a compreensão de todos(as), ficando a disposição.

ALBERTO AFFONSO FERREIRA
OAB/PE – 25.652
81 – 9.9941.0141

Novo decreto suspende transporte de passageiros em mototáxis em Pernambuco

Governador determina a contratação de mais profissionais da Saúde e proíbe aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas

O governador do Estado, Paulo Câmara, anunciou, no final da manhã de hoje (23), mais uma série de medidas que vão impactar diretamente no controle da epidemia Covid-19. No pronunciamento, o governador determinou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, a abertura de duas seleções públicas, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde e a edição de um novo decreto impedindo o transporte de passageiros em mototáxis e proibindo as reuniões e aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas.

De acordo com o decreto, serão convocados 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas, aprovados no último concurso. Esse pessoal vai fortalecer toda a rede pública de Saúde, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz.

Do Estação Notícias / Assessoria

Dois reservatórios estouram na zona rural de Jataúba, água invade ruas do centro da cidade sem deixar vítimas

Um terceiro reservatório, de porte maior, também poderá romper

Nas últimas 24 horas, a cidade de Jataúba, localizada no Agreste de Pernambuco, recebeu um grande volume de água, fazendo com que dois reservatórios de pequeno porte, localizados na zona rural, se rompessem.

Em virtude do volume de água recebido nos últimos dias no riacho Jundiá, que desemboca no Rio Capibaribe, a calha transbordou fazendo com que a água invadisse parte da Rua São Sebastião (Rua Velha), no centro da cidade, porém, mesmo com o transbordamento não houve vítimas.

O volume de água deve se juntar ao Riacho do Meio, que segue passando pelo Açude de Poço Fundo, que já está transbordando desde a semana passada e vai para Rio Capibaribe.
ALERTA

Um terceiro reservatório de porte maior, localizado no sítio Luíza, que também abastece a cidade de Jataúba, está recebendo um grande volume de água e vem sendo observado por parte da Defesa Civil do município, pois inspira cuidados.

A população já foi orientada sobre os riscos e a movimentação segue monitorada.

Do Estação Notícias / Polo+

Idoso é localizado morto dentro de residência em Brejo da Madre de Deus

Um idoso de 63 anos de idade, identificado como Antônio Paulo da Silva, foi localizado sem vida no bairro do Trevo, na sede do município de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações do repórter Kalebe Pereira, familiares relatam que ele estava em tratamento médico ultimamente passava por problemas clínicos.

A equipe da ROMU esteve no local isolando a área. A Polícia Civil foi informada para tomar as medidas cabíveis. A causa da morte até o momento é tida como natural.

Do Estação Notícias / Caruaru 24 horas

Mulher é esfaqueada e colocada dentro de cisterna em Santa Cruz do Capibaribe

A mulher estava bebendo com o companheiro quando aconteceu uma discussão e ela foi esfaqueada

Na noite deste domingo (22), uma mulher foi esfaqueada na Rua Professora Valdenice Aragão; no Bairro Santo Agostinho, em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do estado de Pernambuco. 

Segundo informações colhidas pelo Blog Jota Lima AGORA, a mulher que não teve o nome divulgado estava ingerindo bebida alcoólica com o companheiro quando aconteceu uma discussão e ela foi esfaqueada em umas das mãos e em um dos braços. Ainda de acordo com informações, o acusado colocou a mulher dentro de uma cisterna.

Após os gritos da mulher, os vizinhos acionaram a Polícia Militar e a equipe do SAMU para realizarem os primeiros socorros. A vítima foi levada para a UPA 24h José Vieira Filho e em seguida foi transferida para o HRA (Hospital Regional do Agreste) na cidade de Caruaru, porém não corre risco de morrer. 

Não foi informada a motivação para o crime, mas a Polícia Militar teve conhecimento que além de bebida alcoólica, o casal estava usando droga.

Do Estação Notícias / Jota Lima Agora

Polícia Militar foi acionada e acaba com aglomeração na Casa Lotérica do Brejo

O estabelecimento vai continuar funcionando, mas é preciso que a população siga as recomendações

Logo após o Blog Estação Notícias mostrar a aglomeração na Casa Lotérica no centro do Brejo da Madre de Deus, a Polícia Militar foi acionada e rapidamente compareceu ao local para acabar com a aglomeração e orientar os cidadãos para que sigam as recomendações necessárias neste momento de pandemia, principalmente, manter a distância de um metro e meio entre eles. A polícia informou que se a população não seguir as recomendações, o estabelecimento poderá ser fechado.
Por enquanto a Casa Lotérica vai continuar funcionando, sendo que é de extrema necessidade que os cidadãos respeitem as regras e façam tudo que for possível para colaborar com os proprietários e as autoridades.

O momento exige prevenção, portanto, fiquem atentos as recomendações:
  • Não vá a lotérica se tiver qual quer sintoma do Covid-19 (coronavírus)
  • Evite ir a lotérica acompanhado.
  • Leve sua própria caneta.
  • Evite ficar muito tempo dentro do estabelecimento, faça seus pagamentos, saques ou depósitos o mais breve possível.
  • Facilite o atendimento deixando de fácil manuseio cartões, documentos e dinheiro.
Aqueles que não tiverem a necessidade de dinheiro neste momento, evite ir a Casa Lotérica ou bancos, pois seus o dinheiro do pagamento vai ficar na sua conta, mesmo depois que passar a data do recebimento.

Do Estação Notícias

Vereador Bolão faz requerimento online pedindo com urgência a recuperação da passagem molhada em Fazenda Velha

“Pode haver perda total da estrutura, causando transtornos irreparáveis para os moradores da comunidade”, alertou Bolão

Tendo em vista a suspensão das reuniões da Casa José Cupertino de Sousa, por tempo indeterminado, devido às medidas de segurança para prevenção do novo coronavírus, o vereador Bolão requereu ao Executivo Municipal e ao Secretário de Obras, providências com a máxima urgência, para recuperação da passagem molhada que dá acesso à Vila de Fazenda Velha.
O fato é que, como demonstrado nas fotos, caso nenhuma medida seja tomada, poderá haver perda total da estrutura daquela passagem molhada, causando transtornos irreparáveis para os moradores da comunidade, inclusive, isolamento, como já aconteceu no passado.

O vereador destaca: “mesmo em tempos de isolamento social, não podemos deixar de observar e cobrar medida, visando atender aos anseios da população. Pensando nisso e enxergando a necessidade de uma medida de urgência, resolvi formular esse requerimento ao governo municipal”.

Do Estação Notícias

Disk Entrega Farmácia São Jerônimo. Ligou, comprou, chegou!

Em decorrência da pandemia de Coronavírus as Farmácias São Jerônimo estarão com regime especial de ENTREGA EM DOMICÍLIO para atender principalmente a população idosa para evitarem sair de casa para não correrem o risco de contraírem o vírus covid-19.

Entrega gratuita para toda a cidade de Brejo da Madre de Deus e Jataúba.

Entregas para zona rural dos municípios de Brejo da Madre de Seus e Jataúba terão uma taxa para entrega, a mesma será sob consulta da localidade.

Contatos do Disk Entrega em Brejo da Madre de Deus:
(81) 9 9408-3529
Praça do Bom Conselho, n° 98, Centro, Brejo da Madre de Deus - PE

Contatos do Disk Entrega em Jataúba:
(81) 9 9408-2579
(81) 9 8179-3511
Av. José Lopes de Siqueira, n°222, Jataúba – PE

Contatos do Disk Entrega em Fazenda Nova:
(81) 9 9408-9546
Rua Cônego Líra, n° 19, Fazenda Nova - Brejo da Madre de Deus - PE

Farmácia São Jerônimo, promover saúde é a nossa especialidade!

Tem comerciante com portas abertas no centro do Brejo e muita aglomeração na Casa Lotérica

As autoridades precisam agir urgentemente!

Está em vigor o decreto do Governo do Estado de Pernambuco que proíbe abertura do comercio que não seja de primeira necessidade, como por exemplo supermercado, padaria, farmácia.

O problema é que nem todos estão cumprindo o decreto. De acordo com denúncia, na manhã desta segunda-feira (23) um cidadão está com as portas abertas do seu comércio, que não é essencial para o momento, bem no centro da cidade do Brejo da Madre de Deus.

Outra situação bastante preocupante, e essa chega a ser absurdo, é a aglomeração na Casa Lotérica também no centro da cidade. É preciso organizar os clientes de maneira que siga o protocolo de segurança da saúde para evitar o contagio e transmissão do coronavírus.
Bastante preocupada, a população brejense pede que autoridades policiais e prefeitura municipal tomem uma atitude urgente para fiscalizar e punir todos aqueles que desrespeitaram a quarentena e que não seguirem as orientações para evitar uma tragédia maior com essa pandemia do coronavírus.

Do Estação Notícias

DEUS ESTÁ FAZENDO O MELHOR PARA NÓS


Deus está trabalhando em cada um de nós caso saibamos ou não, quer queiramos ou não. Lamentações 3:33 diz “Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens”. Ele não toma prazer em nossos sofrimentos, mas ele se deleita em nosso crescimento. É o que Paulo destacou em Filipenses 1:6 “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

Não veja sua luta como uma interrupção à vida, mas como uma preparação para a vida. Ninguém disse que o caminho seria fácil ou sem dor. Mas Deus vai usar essa bagunça para algo bom. Essa dificuldade em que você se encontra não é punição; é treinamento, a experiência normal de crianças. Deus está fazendo o que é melhor para nós, nos treinando para viver a santidade máxima de Deus.

Devocional Diário – Max Lucado

Prefeitura de Caruaru não vai mais restringir acesso à cidade como forma de prevenção do coronavírus

Barreiras sanitárias serão instaladas e passam a atuar a partir desta segunda-feira (23), mas apenas em caráter educativo

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, atendendo a determinação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), não vai mais restringir o acesso terrestre à cidade como estava previsto para acontecer a partir desta segunda-feira (23). sábado, (21) a prefeitura de Caruaru divulgou que, dentro das medidas restritivas no combate a Covid-19, seriam implantadas barreiras sanitárias, fixas e móveis, nos acessos à cidade, nas rodovias federais, estaduais e estradas vicinais. 

Segundo a prefeitura de Caruaru o controle tinha o objetivo de limitar a circulação de pessoas na cidade, permitindo apenas o tráfego de pessoas ligadas aos serviços essenciais, como veículos de transporte de gêneros alimentícios, medicamentos, material médico-hospitalar e transporte de valores, dizia a nota da prefeitura.

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, no final da tarde deste domingo (22), a prefeita Raquel Lyra anunciou que as ações de restrição a entrada na cidade serão substituídas por barreiras móveis, com caráter apenas de orientação para quem está chegando ou circulando pela cidade. Raquel Lyra justificou a decisão de restringir o acesso terrestre a Caruaru porque “todos os estudos do mundo dizem que quando se diminui a circulação de pessoas, reduz também a propagação do vírus e, portanto, a quantidade de pessoas que necessitarão de internação hospitalar. Infelizmente, o governo federal e o Ministério Público estadual entenderam diferente”. Raquel Lyra informou que as barreiras sanitárias atuarão a partir desta segunda-feira (23) apenas de maneira itinerante. “Serão do ponto de vista de orientação e educação de nossa população. Mas a questão primordial continua. Precisamos que as pessoas fiquem em casa. Precisamos diminuir a circulação de pessoas nas ruas da nossa cidade”, reforçou Raquel Lyra.

A secretária de ordem Pública de Caruaru, Carla Vieira explicou que as barreiras irão contar com uma equipe formada por agentes de saúde, guarda municipal, agentes de trânsito e bombeiros civis voluntários, “Vamos orientar e também identificar pessoas do grupo de risco para fazer com que elas retornem para suas casas dentro das recomendações que já conhecemos”. afirmou Carla Vieira.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) divulgou neste domingo (22) uma nota técnica, onde adverte que nenhum município pode decretar a proibição de acesso terrestre. Segundo o MPPE, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, recomendou aos promotores de Justiça que utilizem as medidas necessárias, administrativas ou judiciais, para revogar qualquer “ato administrativo municipal que promova a restrição geral e irrestrita de acesso de pessoas e bens aos limites dos respectivos municípios”, diz a nota.

“O art. 3º da Lei nº 13.979/2020 elenca várias medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus. Em nenhum momento, relaciona o impedimento genérico da entrada ou saída de pessoas nos limites municipais. Em resumo, será inconstitucional qualquer restrição genérica e imotivada ao direito de circulação do cidadão, pois afronta a proteção constitucional do direito de ir e vir”, reforça na nota o procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros.

Do Estação Notícias / JC Online