domingo, 22 de março de 2020

Secretário de Agricultura vistoria barragens em Fazenda Nova e diz que não há risco de rompimento

Áudio veiculado pelas redes sociais deixou a população apavorada

Após uma semana do ocorrido na barragem do sítio Caldeirão, que estourou pela segunda vez (relembre aqui), e causou sérios prejuízos na comunidade, a população do distrito Fazenda Nova, em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, ficou assustada na tarde deste domingo (22), após a circulação de um áudio pelas redes sociais, alegando que a barragem de Nelson, que fica localizada próximo a Lagoa dos Mandantes, estava prestes a estourar e que se isso acontecesse, teoricamente inundaria o centro de Fazenda Nova.

O prefeito Hilário Paulo foi comunicado do problema, e logo acionou a defesa Civil para averiguar as barragens e informar a real situação para a população.

Segundo o Secretário de Agricultura, Severino Aguiar, está descartado o risco de rompimento.

“Por muitos anos esta barragem não recebia uma grande quantidade de água, e hoje, graças a Deus, ela está com praticamente 90% de sua capacidade. Estamos monitorando deste o final do ano passado, quando estivemos aqui com a Defesa Civil e com o engenheiro da prefeitura, pelo que vi aqui hoje, posso afirmar que a barragem não oferece risco de rompimento. Vamos continuar monitorando e, se oferecer algum risco no futuro, tomaremos as medidas cabíveis para evitar danos a população”, afirmou o secretário.

Do Estação Notícias

Polícia foi acionada para proibir banho em açude na zona rural do Brejo da Madre de Deus


Além de banho de rio e cachoeira, tem som ligado, pessoas bebendo, jogando bola e passeando

Muitos cidadãos são conscientes do que estamos passando e sabem que são necessárias todas as precauções para evitarmos que o novo coronavírus se espalhe em nosso país. Tem muita gente fazendo a sua parte, ficando em casa e conscientizando familiares, amigos e vizinhos. Para estas pessoas, muito respeitosamente, damos os nossos parabéns. Vamos ficar em casa!

Por outro lado, muitos estão ignorando tudo isso. Estão achando a maior besteira e até falando a asneira: “isso não chega por aqui”. Esses podem pagar caro! Isso porque se contraírem o vírus podem sofrer com a saúde debilitada e até perder a vida. E se as autoridades pegarem desobedecendo, poder ser presos, de acordo com Decreto-lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940, que afirma que é crime contra a saúde pública “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa” – neste caso, a pena é detenção, de um mês a um ano, e multa.

A nossa redação recebeu informações de que em várias localidades na zona rural do Brejo da Madre de Deus o clima foi de festa na manhã deste domingo (22).
De acordo com informações de moradores, no distrito Mandaçaia e nos sítios Catolé e Tambor “tá parecendo festa com reboque de som ligado, gente tomando banho e bebendo e tem até bar aberto”, comentou uma leitora do nosso Blog. Já no sítio Cacimba de Pedro as informações são de que está acontecendo jogo de futebol, bebedeira e também concentração em jogo de dominó.

Outras informações que chegaram a nossa redação dão conta de que tem muita gente subindo a serra para visitar a Barragem de Santana II e tomar banho na cachoeira no sítio São Francisco. Só de um bairro subiu mais de 30 pessoas, informou um morador.

E no sítio Bandeira, a polícia foi acionada para acabar com a farra de quem estava bebendo e tomando banho no Açude dos Machados, como mostra o vídeo que recebemos também de um dos nossos leitores. Tinha até barraqueiro comercializando bebida e tira gosto.

Ao que parece, infelizmente tem gente que só vai cair a ficha quando as autoridades prenderem ou quando estiverem sofrendo com o coronavírus.

Acorda minha gente! Fiquem em casa!

Do Estação Notícias

CONTINUE AGUARDANDO – DEUS ESTÁ TRABALHANDO


Eu estou convencido de que o dia do descanso foi criado para almas frenéticas como eu, pessoas que precisam de um lembrete semanal que o mundo não vai acabar se eu parar.

Em um dos mais dramáticos exemplos de esperar na Bíblia, Daniel ora por pessoas que haviam sido oprimidas por setenta anos. Ele privou-se de comida e bebida por vinte e um dias à medida que ele envolveu-se em oração, persistiu, implorou e agonizou-se. Nenhuma resposta. No vigésimo segundo dia, um anjo do Senhor apareceu. Ele revelou a Daniel que sua oração já havia sido ouvida desde o primeiro dia.

Da perspectiva terrena, nada estava acontecendo, mas da perspectiva divina uma batalha furiosa estava acontecendo nos céus. Deus estava trabalhando. E se Daniel tivesse desistido? Perdido fé? Dado as costas a Deus? Considere estas perguntas melhores: E se você desistir? Perder fé? Dar as costas? Não faça isso! Deus está trabalhando. Continue a esperar!

Devocional Diário – Max Lucado