quarta-feira, 18 de março de 2020

Professores de Brejo da Madre de Deus continuam sem reajuste

Do ano de 2015 até o presente momento os professores tiveram apenas um reajuste de 7,64%
Em entrevista na manhã desta quarta-feira a Rádio Colinas FM a presidenta do SINDIBREJO frisou que após o ano de 2015 até o presente momento os professores tiveram apenas um reajuste de 7,64%.

O SINDIBREJO, por sua atual Diretoria, após várias tentativas de reunião com o Prefeito do município, no sentido de ver deferido em favor dos professores da rede pública municipal o reajuste do piso salarial, cujo percentual para este ano é de 12,84%, vem de público externar o seu sentimento de revolta e indignação diante das incontáveis vezes em que os nossos profissionais da educação tiveram seus direitos negados, sob os mais absurdos argumentos.

Com efeito, não é de hoje que esse descaso vem acontecendo por parte da administração municipal, visto que, desde o ano de 2016, com exceção do ano de 2017, o benefício legalmente previsto não vem sendo devidamente implantado na folha de pagamento dos professores do município, ora, se alegando extrapolação dos limites com despesa de pessoal, depois, falta de condições financeiras e, por fim, que o município paga um valor acima do piso federal. Agora, mais uma vez, o fato se repete.
O SINDIBREJO enviou o Ofício nº001/2020, em data de 09/01/2020, solicitando o agendamento de uma reunião para discussão do reajuste, do qual nenhuma resposta obteve; através de contatos telefônicos com o Prefeito e pessoais com alguns membros da administração também, nada de positivo restou em relação à reunião solicitada. As desculpas são várias como por exemplo: viagens do Prefeito, falta de contato dos Secretários com o Prefeito, agenda de festas, aguardando a contabilidade tudo, na intenção de postergar a concessão de um reajuste previsto em lei, sendo por consequência, obrigatório, mais ainda, pelo fato de que o salário base atualmente pago pelo município está aquém do piso nacional.

Esperamos que o prefeito se pronuncie de forma positiva a reinvindicação, pois existem muitas formas de se comunicar com a categoria, seja ela através de blog, página oficial da prefeitura, Instagram entre outras, tendo em vista a impossibilidade de nos reunirmos em grandes grupos ou assembleia diante da pandemia que assola o planeta. O certo é que, o SINDIBREJO continuará sempre atento e vigilante na defesa dos lídimos interesses dos servidores públicos do município, independentemente da categoria ou função a quem pertençam.

Do Estação Notícias

Homem é encontrado morto vítima de afogamento, entre São Domingos e Santa Cruz

O homem que sofria de problemas mentais teria saído de casa e foi acompanhar as movimentações no Rio Capibaribe

Um homem residente em Santa Cruz do Capibaribe que estava desaparecido desde às 14h da última segunda-feira (16) foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (18), às margens do Rio Capibaribe, mais precisamente próximo ao Cemitério da Barrinha, como é popularmente conhecido.

O homem que sofria de problemas mentais teria saído de casa e foi acompanhar as movimentações no rio que estava enfrentando uma cheia devido as chuvas na região. Diante da situação, ele provavelmente entrou na água e foi arrastado pela correnteza, não conseguindo mais sair. O mesmo morreu vítima de afogamento.
O corpo de Josimário Gomes Barbosa (45 anos) será periciado e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), em Caruaru.

Do Estação Notícias / Blog Bruno Muniz

Missas da Festa de São José dos dias 18 e 19 de março em Brejo, irão acontecer sem público e com a igreja fechada


As pessoas poderão acompanhar a missa pelas redes sociais. Confira a nota

Rapaz desaparece ao tentar atravessar Rio Capibaribe a cavalo em Santa Cruz do Capibaribe

O trecho do rio fica entres os municípios de Santa Cruz e o distrito São Domingos

Na manhã desta quarta-feira (18) um rapaz desapareceu ao tentar atravessar o Rio Capibaribe, entre o município de Santa Cruz do Capibaribe e o distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus.

De acordo com testemunhas, o rapaz de aproximadamente 17 anos estava a cavalo, tentando fazer a travessia no Sítio Barrinha. O animal já foi encontrado.
O Rio recebeu um volume de água considerável com as últimas chuvas na região. Corpo de Bombeiro realiza buscas neste momento.
A Defesa Civil alerta que nenhuma travessia em rios e riachos sejam feitas, quando houver qualquer correnteza.

Nossa equipe acompanha o caso e traz mais informações a qualquer momento.

Do Estação Notícias / Blog Polo +


URGENTE: Moda Center terá feiras suspensas

Além da feira do Moda Center em Santa Cruz, as feiras de Toritama e Caruaru também serão suspensas

Em uma reunião entre as classes setoriais e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe ficou definida a suspensão das feiras no Moda Center Santa Cruz. A decisão valerá a partir da próxima segunda (23) e fazem parte das medidas de controle de combate em meio a pandemia do coronavírios.

Além da feira do Moda Center em Santa Cruz do Capibaribe as feiras de Toritama e Caruaru, também serão suspensas.

Confira a Nota:
Do Estação Notícias / Ney Lima

Nota técnica do MPPE alerta comerciantes sobre preços abusivos de produtos de proteção ao Coronavírus

Em virtude das denúncias de aumento abusivo de preços de produtos voltados para a proteção contra a contaminação por Coronavírus (Covid-19), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por seu Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Consumidor (Caop Consumidor) e seu Centro de Apoio às Promotorias Criminais (Caop Criminal), no uso de suas atribuições, emitiu uma nota técnica para orientar fornecedores, especialmente farmácias/drogarias, estabelecimentos de venda de artigos hospitalares, mercados e supermercados, a não aumentarem arbitrariamente os preços de álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras descartáveis elásticas, luvas, entre outros. Ou seja, os aumentos tidos como sem fundamento e oportunistas.
Caso os estabelecimentos já tenham elevado os preços, deve remarcá-los aos valores anteriores.

“Notícias veiculadas na imprensa indicam que fornecedores, especialmente farmácias/drogarias e estabelecimentos de venda de artigos hospitalares, aproveitando-se da disseminação da doença no Brasil, elevaram os preços de alguns de seus produtos, sobretudo álcool em gel, máscaras cirúrgicas, máscaras descartáveis elásticas e luvas a patamares exorbitantes”, afirmaram as promotoras de Justiça Liliane Rocha (coordenadora do Caop Consumidor) e Eliane Gaia (coordenadora do Caop Criminal) no texto da nota técnica.
O Procon estadual e os Procons municipais, assim como a Vigilância Sanitária Estadual e as Vigilâncias Sanitárias municipais, devem realizar levantamentos e atos fiscalizatórios para inibir a prática abusiva de preços.

Os órgãos fiscalizadores precisam também comunicar ao MPPE quaisquer violações identificadas como aumento arbitrário de preço.

A nota técnica lembra que são nulas de pleno direito as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que "estabeleçam obrigações consideradas iníquas, abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada, ou sejam incompatíveis com a boa-fé ou a equidade", bem como as que "permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral” (art. 51, incisos IV e X, ambos do CDC).

“O aumento arbitrário de lucro e a imposição de preços excessivos são, independentemente de culpa, infrações à ordem econômica, previstas no art. 36 da Lei 12.529/11”, salientaram as duas coordenadoras de Caop.

Elas lembraram ainda que o aumento de preço sem justa causa caracteriza infração ao Código de Defesa do Consumidor, podendo o fornecedor incorrer, conforme o caso, nas mais diversas sanções administrativas, sem prejuízo das de natureza civil, penal e das definidas em normas específicas, como: multa; apreensão do produto; inutilização do produto; suspensão de fornecimento de produtos ou serviço; suspensão temporária de atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; cassação de licença do estabelecimento ou de atividade; interdição, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; e intervenção administrativa.

“Provocar a alta de preços de mercadorias por operações fictícias ou qualquer outro artifício constitui crime contra a economia popular, nos termos do art. 3º, inciso VI, da Lei nº 1.521/51”, frisou a nota técnica.

Do Estação Notícias / Assessoria

Jovem é assassinada no bairro Bela Vista, em Santa Cruz


Nesta terça-feira (17), uma jovem de 22 anos de idade, foi esfaqueada na rua José Roberto Aragão, no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com informações repassadas pela polícia, Karina Nogueira da Silva foi encontrada morta dentro de uma residência. Informações colhidas por nossa equipe apontam que a jovem está com uma faca cravada em seu pescoço.

Possivelmente, o crime foi praticado há alguns dias. Nossa equipe de reportagem está no local do crime e em breve traremos maiores informações.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Governo de Pernambuco anuncia medidas mais rigorosas de combate à Covid-19

Novo decreto proíbe eventos com mais de 50 pessoas e determina o fechamento do aeroporto de Fernando de Noronha, além de cinemas, teatros, museus, academias e similares

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (17.03), um novo pacote de medidas preventivas com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que o novo paciente notificado configura um estágio comunitário, quando não se identifica a transmissão de origem. “A nossa vigilância epidemiológica e a aceleração na testagem dos exames foi fundamental para que pudéssemos detectar o mais rápido possível a situação, o que nos permitiu adotar medidas mais adequadas para a nossa realidade”, afirmou. O 19ª caso em Pernambuco é de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife, que não tem histórico de viagem para área de transmissão da doença nem contato com paciente suspeito ou positivo.

Sobre a suspeita de contaminação em Fernando de Noronha, André Longo destacou que as medidas iniciais de isolamento já foram adotadas, além de reforçar que a recomendação de fechamento do aeroporto local visa resguardar os moradores da ilha. “O aeroporto será fechado a partir do próximo dia 21 para os turistas, de forma que todos eles tenham condições de voltar em voos que serão disponibilizados pelas companhias aéreas onde adquiriram suas passagens”, informou.
O Governo de Pernambuco determinou ainda o fechamento de teatros, museus, centros de artesanato, cinemas, academias de ginásticas e similares, evitando ao máximo as aglomerações. Outra determinação é a de que passageiros e tripulantes de voos vindos do exterior cumpram, obrigatoriamente, isolamento domiciliar ao desembarcarem no Aeroporto Internacional do Recife. Como anunciado posteriormente, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, inicia a partir de amanhã (18), por tempo indeterminado.

REUNIÃO – Antes do anúncio das novas medidas, o governador Paulo Câmara reuniu prefeitos e representantes de 58 municípios do Agreste pernambucano. O encontro serviu para dialogar sobre o cenário atual na região e atualizar os gestores das novas iniciativas de combate ao Covid-19. Anteriormente, o chefe do Executivo já havia se reunido com prefeitos da Região Metropolitana e da Zona da Mata.

Do Estação Notícias / Assessoria

UM MANTO DE AMOR


Você conhece alguém que está ferido e amedrontado? Você conhece alguém que está se sentindo culpado e envergonhado? Você conhece alguém que precisa de um manto de amor? “O amor cobre multidão de pecados,” diz a Escritura em 1 Pedro 4:8. O amor não expõe. Ele não fofoca. Se o amor diz alguma coisa, o amor fala palavras para defender. Palavras de bondade. Palavras de proteção.

Você conhece alguém que precisa de proteção? Claro que sim. Então dê a essa pessoa. Pague uma conta de energia para um casal de idosos. Prometa a seus filhos que, Deus lhe ajudando, eles nunca passarão um dia com fome ou uma noite sem ter onde dormir. Diga a seu marido que você faria tudo de novo e convide ele para uma lua de mel. Certifique-se de que seus amigos divorciados são convidados para suas festas. Você conhece alguém que precisa de um manto de amor? Então, dê a eles.

Devocional Diário – Max Lucado