domingo, 15 de março de 2020

Barragem do sítio Caldeirão rompe, em Brejo da Madre de Deus

Uma barragem de pequeno porte no sítio Caldeirão, zona rural de Brejo da Madre de Deus, rompeu na noite deste domingo (15). A informação foi confirmada por moradores da localidade que estão sem energia elétrica neste momento. A Defesa Social em Brejo confirmou a informação.

Não há informações se alguma residência foi alcançada. Há relatos de que um homem teria ficado preso em uma cerca, mas o possível fato ainda não foi confirmado.

Segundo os moradores, a barragem começou a verter na tarde deste domingo (15), com o resultado das chuvas na localidade.

Histórico de rompimento

A barragem do sítio Caldeirão tem histórico de rompimento. Em 2004 o estouro da barragem destruiu parcialmente do cemitério local, que fica no percurso pós barragem. Em caso de rompimento, a vasão deságua na barragem de Machados, que tem alta capacidade de armazenamento e estrutura.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Paciente que estava em isolamento na UPA do Brejo, com supostos sintomas de coronavírus, foi transferido para outra unidade hospitalar

De acordo com o CIEVS, protocolarmente está descartado que o adolescente esteja com coronavírus

O paciente de 14 anos que estava sendo monitorado na UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, com sintomas parecidos com o novo coronavírus, (saiba mais aqui) foi transferido no início da noite deste domingo (15), para o hospital João Murilo na cidade de Vitória de Santo Antão, onde fará novos exames.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, após a realização de exame de raio-x aqui na UPA do Brejo, os médicos constataram que o adolescente está com quadro infeccioso de broncopneumonia.
O assessor da Secretaria de Saúde, Frailan Mota, informou que o Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde em Pernambuco (CIEVS), informou que protocolarmente está descartado que o paciente esteja com coronavírus.

“Os médicos entraram em contato com o CIEVS e eles passaram que de forma protocolar está descartado para o coronavírus. Ele vai ser transferido para outra unidade hospitalar e continuará passando por exames e sendo monitorado”, disse o assessor.
Do Estação Notícias

Água Cristal Mais é mais qualidade e saúde para sua vida


Água Cristal Mais vem direto das fontes naturais. É mais qualidade e saúde para sua vida.

Proprietários de supermercados, mercadinhos, mercearias, padarias e lanchonetes, adquiram o nosso produto Água Cristal Mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp 9.9425-1144.

Do Estação Notícias

Adolescente com sintomas que se associam ao do coronavírus, está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Brejo da Madre de Deus

Após passar temporada em São Paulo, ele deu entrada na UPA Mestre Camarão na manhã deste domingo

Deu entrada na UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, um adolescente de 14 anos com sintomas que podem indicar que o mesmo tenha sido infectado pelo Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com informações repassadas com exclusividade a nossa reportagem, o adolescente passou uma temporada de três meses em São Paulo e chegou em Brejo na sexta-feira passada, dia 13 de março. Por volta das 10h da manhã deste domingo (15), o jovem deu entrada na UPA Mestre Camarão se sentindo cansado, com tosse e sua mãe alegou que ele também estava febril.

Em contato com a Secretaria de Saúde do Brejo da Madre de Deus, o assessor Frailan Mota informou que este caso está sendo tratado com todos os cuidados necessários, com o protocolo sendo seguido à risca pela Secretaria.
Foto: arquivo Estação TV

“Nós temos o caso de um rapaz de 14 anos que passou uma temporada de três meses em São Paulo. Ele chegou em Brejo na sexta-feira, veio de Toyota (Bandeirante), e entrou na manhã de hoje na UPA com sintomas de cansaço e tosse. Segundo a mãe, ele teve febre, porém, na UPA ele não apresentou febre. O médico avaliou o quadro clínico dele e entrou em contato com a Central de Regulação, e a Central disse que agora não seria necessário a transferência do paciente e que o mantivéssemos sob observação”, explicou o assessor que garantiu que as medidas necessárias estão sendo tomadas neste caso.

“Não podemos afirmar nem descartar, então o paciente está em um quarto isolado e estamos tomando todos os cuidados necessários. Já comunicamos a Secretaria de Saúde do Estado e fomos informados de que, caso haja uma evolução do quadro, entrássemos em contato novamente com a Regulação na manhã desta segunda-feira, para ver quais as medidas serão tomadas”, concluiu Frailan Mota.

Importante!

Este é um momento em que todo o mundo está em atenção devido a pandemia do novo coronavírus. Além de todos os cuidados necessários de prevenção, como por exemplo cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes, é necessário não espalhar boatos para que informações falsas não circulem pela internet e venham a prejudicar ainda mais a vida das pessoas.

Mais cuidados 
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Do Estação Notícias

É hoje a reinauguração da Praça do Bom Conselho!


NÃO TEMA! DEUS ESTÁ NO CONTROLE


Mesmo quando sofremos, Deus está no controle das circunstâncias, para consolar-nos, levantar-nos, fortalecer-nos e usar-nos como fontes de consolação. O nosso sofrimento é pedagógico: Ele nos ensina a perseverar, Ele nos proporciona experiência com Deus, Ele abre dentro do nosso peito uma fonte de esperança no Deus vivo.

O nosso sofrimento é leve e momentâneo se comparado com as glórias que nos estão reservadas no céu; Ele produzirá para nós eterno peso de glória acima de toda comparação. Por isso, se você está sofrendo, não fique deprimido nem desanimado, mas levante a cabeça e saiba que Deus está no controle.

Na jornada da vida, por mais estreito que seja o caminho, Ele o segura pela sua mão, o guia com o Seu conselho eterno e depois o receberá na glória!

Hernandes Dias Lopes