A primeira fase foi iniciada neste mês em Salvador e
compreende a avaliação de desempenho dos carros elétricos em rotas urbanas com
propostas de abertura dos eletropostos ao público. Experimentalmente, existem
seis veículos elétricos e híbridos percorrendo diversos trechos de Salvador.
Esse período inicial é essencial para avaliar a autonomia dos automóveis,
desempenho em situações cotidianas e definição de ajustes e melhorias. Os
demais eletropostos serão entregues gradualmente até o final do primeiro
semestre de 2021. Após concluído, o Corredor Verde deve abranger seis dos nove
estados do Nordeste, passando por 70 municípios e contribuindo para que
milhares de pessoas possam aderir à mobilidade elétrica de forma mais
sustentável.
Ao total, o Corredor Verde contará com 18 pontos de recarga.
Desse número, 12 estarão ao longo das vias que conectam as seis capitais no
formato SuperChargers, o que permite uma carga rápida – cerca de 30 minutos – e
dois veículos sendo carregados ao mesmo tempo. Os demais eletropostos serão do
tipo Wallbox, que possuem carga média e serão instalados em áreas urbanas e
shoppings, com capacidade para um veículo por vez.
“Esse é um importante desafio para a Neoenergia, pois iremos
elaborar um modelo de negócio para viabilização e funcionalidade do Corredor
Verde. Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável
através de medidas voltadas ao combate das mudanças climáticas e o investimento
em mobilidade elétrica faz parte desse compromisso. Afinal, o uso do carro
elétrico diminui a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a
descarbonização do planeta. Estudamos, ainda, associar as estações de recarga
com energia solar, uma importante fonte renovável e não poluente”, declara o
gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José
Brito.
Do Estação Notícias / Assessoria