sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Padre Pedro Aguiar é declarado Patrono na Agroecologia de Pernambuco

Projeto de lei é do Deputado Estadual Isaltino Nascimento

O projeto de lei nº 17.125/2020 de autoria do Deputado Estadual Isaltino Nascimento, adota Pedro Aguiar como Patrono na Agroecologia de Pernambuco.

Pedro Batista de Aguiar nasceu no dia 14 de outubro de 1939, no Sítio São Paulo, município de Brejo da Madre de Deus. Era filho de Acurcio Batista de Aguiar e de Maria das Neves Aguiar.

Em 1951, Pedro ingressou no Seminário de Pesqueira, onde terminou o 1º grau maior (ginásio) em 1954. Em 1955 foi para João Pessoa onde terminou o ensino médio – 2º grau, em 1957. Depois passou para o Seminário de Olinda, onde fez filosofia e teologia, concluindo em 1964. 

Depois rumou para Caruaru, onde cursou Direito, além de ensinar na FAFICA. Em 06 de junho de 1965 recebeu a ordenação sacerdotal, no bairro do Salgado, um bairro operário de Caruaru.

Pe. Pedro trabalhou em várias paróquias em Caruaru e foi vigário de Tacaimbó na década de 1970 e 1980. Como Coordenador Diocesano de Pastoral e ligado ao trabalho de Dom Hélder Câmara, incentivou o Movimento de Evangelização, do qual nasceram as Comunidades Eclesiais de Base-CEBs.

 As CEBs, como novo jeito de ser Igreja, se alimentavam da Teologia da Libertação a partir da opção preferencial pelos pobres, opção expressa no documento final da Conferência Episcopal de Medellin (Colombia) em 1968. 

Pe. Pedro Aguiar dedicou a sua vida aos pobres em suas lutas e organizações: Apoiou as comunidades nas organizações políticas e sindicais, nas suas lutas pela terra e pela água, na luta pela saúde popular, estava presente nas suas festas e celebrações, era presença solidária nos momentos difíceis e mostrava um jeito bem simples de viver. 

Ligava a fé com a vida dos homens e das mulheres empobrecidos na sociedade. Viveu de maneira coerente, dando testemunho profético.

Pe. Pedro era co-fundador, em 1989, da Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste de Pernambuco e co-fundador do Núcleo de Assessoria as Organizações Populares – NAOP, fundado em 1999. 

Em 1992 Pe. Pedro renunciou ao sacerdócio e casou com Ivonete Nascimento de Aguiar. O casal adotou, em 2000 um filho, Victor. 

Numa tragédia, a família faleceu em 16 de abril de 2004.

A ligação de Pedro Aguiar com a terra veio da própria família, seus pais eram agricultores e ele seguiu fielmente sua originalidade. Como Padre inspirado em Don Helder Câmara e na Teologia da Libertação, buscou fortalecer as comunidades rurais e seu trabalho inspirou a criação das CEBs.

Sua atuação junto aos agricultores familiares tomou vulto. Como vigário de Tacaimbó organizou uma equipe e começou a construir na zona rural do município as primeiras cisternas como alternativa a convivência com as secas nas caatingas do Agreste Pernambucano. 

Em 1984 apoiou firmemente a fundação do CECAPAS – Centro de capacitação e acompanhamento aos projetos alternativos da seca – e para esse centro enviou muitas lideranças da região de Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Tacaimbó, além de outros municípios do agreste para serem treinados em agricultura orgânica.

Do Estação Notícias