terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Operação da Polícia Civil tem como alvo secretaria de Saúde de Toritama

Na manhã desta terça-feira (15) a Polícia Civil desencadeou a Operação Apinéia, que tem como alvo a secretaria de Saúde de Toritama. De acordo com a assessoria da Polícia, trata-se de uma investigação voltada à apuração dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, bem como lavagem de dinheiro, envolvendo fraudes em licitações promovidas junto à Prefeitura de Toritama.

“Apurou-se que a então Secretária Municipal, na época em que
estava em atuação junto à Secretaria de Saúde, favoreceu empresa
pertencentes a pessoas que com ela detinham estreita relação de parentesco (marido e familiares), causando prejuízos ao erário, com desvios de verbas públicas e locupletamentos ilícitos”, diz trecho da nota.

As investigações revelam diversas irregularidades, dentre elas
contratações diretas e indevidas, bem como desvios de verbas públicas e de
bens adquiridos pelo ente municipal. “Diante do exposto, ante a existência de suficientes indícios de autoria e materialidade, a operação Apinéia, iniciada a partir de esforços investigativos do Ministério Público Estadual, tem como objetivo apurar as condutas dos envolvidos em crimes contra a Administração Pública de Toritama/PE, bem como, com o apoio operacional e investigativo da Polícia Civil de Pernambuco, recuperar eventuais proveitos criminosos obtidos pelos investigados”, diz a nota.

De acordo com a Polícia Civil, estão sendo cumpridos duas medidas cautelares diversa da prisão e seis mandados de busca e apreensão domiciliar expedidos pela Vara Única da Comarca de Toritama.

Do Estação Notícias / Informações Blog do Mário Flávio