quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Como perder gordura sem perder massa muscular?


Emagrecer não é algo simples além disso manter a massa muscular durante o emagrecimento também parece algo complicado, para emagrecer é necessário estar em déficit calórico (redução das calorias ingeridas) e a massa muscular sofre com isso.

Perante esse cenário duas coisas devem ser destacadas: alimentação e exercício físico.  Quando nos referimos a alimentação, pessoas com objetivo em emagrecimento e que ao mesmo tempo não quer perder massa muscular deve ter em seu plano alimentar (elaborado por nutricionista) refeições mais ricas em proteína e em alguns casos a suplementação de proteína.  

Quando o assunto é exercício físico com o objetivo em emagrecer e ao mesmo tempo manter ou até mesmo ganhar massa muscular deve conter a modalidade de musculação pois é na musculação que reduzimos os efeitos da perca de massa muscular perante a dieta. Muitos estudos vem averiguando esse tema no estudo de Areta et al (2014). Ele mostrou q a musculação é capaz de reduzir o catabolismo muscular com dietas restritivas. 

Também demonstrado que além da redução de perca de massa muscular se a dieta do praticante mesmo em déficit calórico estiver bem ajustada com a quantidade de proteína adequada é também capaz de aumentar a massa magra induzindo o anabolismo muscular.

A boa orientação faz a diferença!