sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Como o exercício físico pode ajudar no tratamento ao diabetes?

A diabetes Melitus é uma doença metabólica, complicada e sem cura, onde é necessário um controle rigoroso que envolve bons hábitos alimentares (acompanhamento com profissional de Nutrição) exercício físico regular e controlando a glicemia e também o acompanhamento regular do médico. 

Vou destacar a importância do exercício físico no tratamento e controle de pacientes com diabetes. 

Um fator importante que você deve saber sobre Diabetes é que essa doença acontece porque o Pâncreas não produz uma quantidade suficiente do hormônio insulina ou até produz, porém com defeito, essa insulina é responsável por carregar a glicose que está presente na corrente sanguínea em grande quantidade e leva para o músculo esquelético. 

Até aí tudo bem, o papel do exercício físico é deixar os receptores de insulina das células musculares mais sensíveis e com isso a insulina se liga com mais facilidade. Um dos combustíveis do músculo para realizar a contração muscular é a glicose e quando diabéticos realizam exercício físico eles baixam as taxas de glicemia que estão altas na corrente sanguínea. 

Tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios de força são benéficos para indivíduos portadores de diabetes, porém, os praticantes de musculação levam uma vantagem quando se trata de benefício, pois a musculação aumenta a massa magra e consequentemente aumenta o consumo de glicose por aumentar a quantidade de receptores, melhorando o metabolismo energético, o treinamento de força conhecido como musculação apresenta melhor captação de insulina por armazenar no músculo mais glicemia comparado com o treino aerobio. Aí eu te pergunto: e se agente combinar na mesma sessão de treino a musculação e o treino aerobio? 

A boa orientação faz a diferença!

Do Estação Notícias