quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Você sabe que precisa fazer exercício físico e não faz né? Põe a culpa na preguiça, ou na indisposição ou até mesmo na falta de motivação, acertei?

Pois bem a ciência do exercício físico foi investigar através de algumas pesquisas científicas que a falta de vontade e indisposição para fazer exercício físico está associado a fatores genéticos de algumas pessoas. 

Um grupo de pesquisadores americanos em Outubro de 2015, verificaram atividade genética de pessoas que gostavam de praticar exercício físico e outras que eram sedentárias e não tinham disposição e ânimo para prática regular de exercício, foi encontrado diferenças na reposta genética. 

Segundo os pesquisadores o gene nascient helix-loop-helix-2 (NHLH2/Nhlh2) seria o gene responsável por essa falta de motivação, indisposição, preguiça que leva as pessoas ao estado de sedentarismo.

Porém mesmo que você tenha esse gene isso pode ser modificado até porque toda agressão a nossa cadeia de gene leva a modificação genética isso significa que podemos fazer exercício físico mesmo sem ter muita motivação e com o tempo aos poucos vamos modificando isso, a constância do exercício físico modifica a cadeia genética. Outros fatores podem influenciar a rotina constante de exercício físico de uma pessoa mesmo ela sendo preguiçosa e indisposta que é o bom acompanhamento profissional, modalidade de exercício físico que ela se identifica, praticar exercício físico com grupos de amigos ou familiares, o aparecimento e percepção de resultado, entre outros.

A boa orientação faz a diferença!