sexta-feira, 6 de novembro de 2020

IRISINA tem muitas funções em nosso organismo

O músculo é um órgão endócrino, isso mesmo. Na contração muscular advinda da prática de exercício físico é liberado miocinas que atuam como hormônios e tem papel fundamental em nosso metabolismo. 

Estudos recente descobriu um hormônio chamado IRISINA com muitas funções em nosso organismo. 

O hormônio IRISINA tem receptores em diferentes áreas e com diferentes funções no cérebro ele atua com prevenção de demências e Saúde mental. No sistema imune a IRISINA tem melhor resposta atuando no combate aos macrófagos. Sabe-se também que os níveis de IRISINA são menores em diabéticos tipo 2, e pessoas com um bom nível de condicionamento físico (boa capacidade cardiorrespiratória) tem uma maior liberação de IRISINA na corrente sanguínea. E para fechar com uma informação mais atual pesquisas recentes mostram que ela atua em combate ao COVID-19 a replicação do vírus no organismo. 

Podemos dizer que esse hormônio é mais abrangente em organismos que tem como prática de exercício físico de maneira regular e constante apresentando melhoria na saúde de forma geral e que antes não havia o conhecimento dessas melhorias, mas, que após a descoberta da IRISINA muitas respostas estão sendo elucidadas.