quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Hemope alerta para situação crítica por redução no número de doadores

Nesta quarta-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data criada como forma de agradecer e também sensibilizar outras pessoas que ainda não se tornaram doadores regulares. Durante toda a semana, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está em campanha para lembrar aos pernambucanos a importância do ato voluntário de doar sangue.

De acordo com a diretora de Hemoterapia, Anna Fausta Cavalcante, é preocupante o estoque de bolsas de sangue nas unidades, que vem diminuindo desde o início da pandemia da Covid-19, em março. Atualmente, a situação está crítica para todos os tipos sanguíneos.

Critérios para doar

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. 

É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho). 

Também é preciso respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses, para homens, e quatro meses, para mulheres.

Agendamentos
Por causa da pandemia, há a possibilidade de os doadores agendarem seus atendimentos em todos os hemocentros do Estado para evitar aglomerações. Confira os contatos:

  • Hemope Recife – 0800.081.1535 e (81) 3182-4630
  • Caruaru – (81) 3719-9569

Fonte: Diario de Pernambuco