quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Existe uma idade limite para ganhar massa muscular?


Existe uma idade limite para ganhar massa muscular? Como o nosso corpo responde após os 75 anos quando iniciamos uma rotina de exercício físico com objetivo de ganhar massa muscular? 

Uma questão intrigante não acha, pois bem pessoas com idade avançada e eu me refiro a 75 anos acima podem ganhar massa muscular e força? 

Ganhar massa muscular e força garantem para o idoso mais autonomia no seu cotidiano, mais funcionalidade, menos riscos de quedas e lesões, além de melhorar níveis de saúde de forma geral. 

Um estudo de revisão sistemática e meta-análise de Grgic et al., (2020) demonstrou resultados interessantes em umas pesquisas iniciais com 2076 artigos os autores captaram estudos em que o treinamento de força (musculação) entregava benefícios a praticantes com idade superior a 75 anos. 

Foram selecionadas as pesquisas que tinham intervenção direta relacionada a ganho de força e massa muscular em idosos com mais de 75 anos, embora essa melhoria possa ser discreta ela traz inúmeros benefícios à saúde do idoso. Os ganhos de força e massa muscular teve mais evidência entre 10 e 18 semanas de treinamento com 2 a 3 sessões semanais. 

De forma geral observamos que não tem idade para ganhar massa muscular e força e que a aplicação do Treinamento em idosos deve ser bem acompanhada por profissionais capacitados. 

A boa orientação faz a diferença! 

Do Estação Notícias