terça-feira, 24 de novembro de 2020

Emagrecer é fácil, difícil é manter o peso. Vocês já ouviram falar nisso né verdade?

O que torna uma pessoa magra na verdade não é o peso perdido e sim a gordura perdida, porém atingir o peso ideal ou a quantidade de gordura saudável e além disso manter o que conquistou é algo que a ciência do exercício físico vem estudando e entendendo que atitudes devemos fazer para nós manter magros e saudáveis.

Em um estudo recente de VARKEVISSER, R. D. M. et al, Determinants of weight loss maitenence. Obesity Reviews, v.20, n.2, p.171-211. Fev.2019.

Os autores reivindicaram que a manutenção do peso vem através de mudança de comportamento, se possível ajustes na conduta psicológica. E ressaltam que devem ter de forma contínua.

✅Redução de ingestão calórica abaixo da TMB;

✅Diminuição do consumo de bebidas açucarada e alcoólica;

✅Redução do consumo de comidas industralizadas; 

✅Controle da quantidade de alimento nas refeições;

✅Uso de frutas, verduras e legumes; 

✅Monitoramento da qualidade do sono;

✅Treino de força e aeróbio;

✅Aumento da Taxa Metabólica de Repouso;

✅Atividade física além da prática de exercício físico supervisionado como: caminhar ao trabalho, usar menos transporte, atividades de recreação que gere gasto calórico no lazer, tipo trilhas, praticas esportivas, etc.

Costumamos dizer que o emagrecimento vai além de comer de forma saudável e praticar exercício físico, emagrecimento é modificar hábitos que estão enraizados há muito tempo, isso requer esforço.

A boa orientação faz a diferença!