quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Pernambuco já recebeu um pacote de 'sementes misteriosas' da Ásia

Pelo menos um dos pacotes de sementes misteriosas não solicitados vindos de quatro países asiáticos pelos Correios foi identificado em Pernambuco. A informação foi dada pela Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em coletiva de imprensa, na terça-feira (6). 

Apenas dois estados do Brasil (Maranhão e Amazonas) ainda não têm ocorrências do tipo. Ao todo, 258 amostras já foram recolhidas pelo Mapa. Análises preliminares indicam que foram encontrados fungos, bactérias e ainda há a possibilidade de pragas quarentenárias - plantas daninhas ou aquelas que não existem no Brasil - nos pacotes.

As análises laboratoriais das amostras identificaram ácaro vivo em uma amostra e três fungos diferentes em outras 25, além de bactérias em duas e as pragas quarentenárias em quatro. A verificação da composição das sementes é feita pelo Laboratório de Defesa de Agropecuária, em Goiás, considerado referência no País. 

Medidas estão sendo tomadas para impedir a introdução de novas pragas no Brasil, ressalta o Mapa. “O cidadão que receber esse material pode entregar para o órgão de agricultura que ele não vai ser de forma alguma penalizado. Ele está fazendo uma colaboração da proteção da agropecuária do Brasil e também evitando o contato com um material que possa ter um risco até para a saúde”, destacou o secretário, na coletiva.

Quem receber as sementes não deve abrir a encomenda e nem plantar, segundo a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) em comunicado encaminhado à população pernambucana. A agência ressalta que o material deve ser preservado e não deve circular no ambiente, por causa do risco de veiculação de pragas ou doenças de importância econômica que não existem no Brasil. O Mapa deve ser acionado para recolher o material.

Todo o processo de comunicação de quem recebe as sementes é coordenado pelo Mapa, cuja superintendência em Pernambuco é responsável pelo balanço e encaminhamento do material para análise no laboratório de Goiás.

Fonte: Folha PE