sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O que significa as academias como unidade de saúde?

Recentemente o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro CREF 01 entregou ao Ministério da Saúde um documento solicitando e mostrando que a prescrição de exercício físico e atividade física sejam ligados ao Ministério da Saúde e com isso as academias, Studios, box, etc, seria considerado unidade de saúde.

O que isso significa? Imaginamos que o Mistério da Saúde entenda que as academias, Studios e outros sejam unidade de saúde, com isso a entrega dos serviços de exercício físico teria um carater diferente. Profissionais envolvidos no exercício físico (principalmente Profissional de Educação Física) deve ser apropriar de mais conhecimento (educação continuada) sobre Fisiopatologia, parasitologia, entre outros, a estrutura das academias deve passar por algumas mudanças, abordagem ao aluno também, a forma de prescrever o exercício físico como tratamento a uma ou mais doenças. Vários conceitos serão incluídos, inclusive até outros profissionais de saúde no ambiente de academia.

Isso acontecendo mostra a sociedade o quanto a prática de exercício físico supervisionada por profissional de Educação Física é importante para saúde, mostra também que o exercício físico atua em vários momentos como promoção da saúde, prevenção de doenças e tratamento de doenças. 

Além disso, os profissionais de academias, Studios e box entre outros estabelecimentos serão forçados a entregar para a sociedade e a comunidade onde atuam profissionalmente muito mais conhecimento técnico e outras competências profissionais. Quem não se adequar a essa futura realidade estará fora do mercado de trabalho, pois a sociedade naturalmente se encarregará de selecionar a boa prestação de serviço.

A boa orientação faz a diferença!

Do Estação Notícias