quinta-feira, 15 de outubro de 2020

O futuro do desenvolvimento empresarial trabalhando em conjunto com a engenharia ambiental

Tem como as empresas progredirem visando o meio ambiente em conjunto com o seu próprio desenvolvimento, afirma a engenheira ambiental Janielle Mattos

Janielle Mattos é natural de Brejo da Madre de Deus, possui graduação em Engenharia Ambiental, pelo Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita), onde também atuou no escritório de engenharia da instituição, tem experiência em Licenciamento ambiental e já atuou como palestrante. No âmbito acadêmico desenvolveu atividades que lhe renderam reconhecimento e bons frutos.

No âmbito profissional vêm realizando um ótimo trabalho, oferecendo uma vasta cartela de serviços e Consultoria Ambiental. Entre eles, estão, licenciamento ambiental, elaboração de: planos de gerenciamento de resíduos sólidos, plano de gerenciamento de resíduos sólidos hospitalares, plano de resíduos sólidos de construção civil, plano de gestão ambiental, estudo de impacto de vizinhança, estudo de viabilidade ambiental, avaliação de impacto ambiental, estudo de impacto ambiental, plano de recuperação de áreas degradadas, autorização de supressão de vegetação, outorga, laudos ambientais, avaliação preliminar de riscos, programa de prevenção de riscos ambientais, programa de controle médico e saúde ocupacional, laudo técnico das condições do ambiente do trabalho, programa de condições e meio ambiente de trabalhadores na indústria de construção, mapa da risco, laudo de insalubridade e periculosidade, avaliações ambientais (física, química, biológica e ergonômica), implementação de laudos e programas, projeto de combate a incêndio e pânico (SPDA/ Arquitetônico) e perfil profissiográfico e profissional.

Janielle ressalta a importância da preservação ambiental, "trabalhar em Pernambuco já é um desafio porque a gente não tem tantas leis que permitam que seja levado à vigor as leis ambientais, mas trabalhar no nordeste ou em Pernambuco em si, é você mostrar para os empresários que têm como produzir, tem como  as empresas progredirem visando o meio ambiente em conjunto com o seu próprio desenvolvimento. É preciso assumir o compromisso das próximas gerações, preservando o meio ambiente e mostrando ao mundo que tudo que a gente precisa vêm da natureza. Então, não tem como você produzir ou fazer nada com algo que não venha dela”, afirma.

Em seguida, a engenheira fala sobre a importância de se fazer esse trabalho em Brejo da Madre de Deus, “trazer esse trabalho para Brejo ou municípios próximos é mostrar tanto a prefeitura e a população que a natureza também é essencial, devemos ter uma cidade desenvolvida visando a preservação da natureza, tendo como base o tripé da sustentabilidade, que tem como objetivo a proteção do meio ambiente, a preservação da cultura regional do local e o desenvolvimento econômico”, ressalta.

Brejo é uma das cidades de Pernambuco que tem um potencial enorme, por exemplo, para o ecoturismo, devido a sua natureza e suas serras, que são um cartão postal da cidade.