sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A boa orientação faz a diferença!

Fragilidade dos ossos, essa é a osteoporose, uma doença degenerativa que afeta os ossos deixando o osso com pouca densidade (dureza) aumentando de forma considerável o risco de quebra mesmo de forma espontânea ou fratura. Essa doença está diretamente ligada ao envelhecimento, porém os hábitos também desencadeiam a ação da doença principalmente a falta de exercício físico. 

Um dado relevante é que quase um terço de pessoas com osteoporose que fraturam o osso vem a óbito isso mesmo elas morrem em decorrência dos agravos da fratura. 

Um fato curioso da osteoporose é que astronautas ao passar um mês na gravidade zero perderam a mesma quantidade de massa óssea que uma pessoa de idade avançada perdia em um ano. 

A partir daí se pensou: 

" a redução de sobrecarga pode enfraquecer os ossos" ? 

" o aumento da sobrecarga pode fortalecer os ossos" ? 

É aí que entra o exercício físico. Quando falamos de sobrecarga me refiro a impacto e contração muscular principalmente vindo da musculação. 

Um estudo recente (Souza et al., 2020) verificou que metade das pesquisas relacionadas à osteoporose mostrou que treinos de musculação com cargas maiores trás mais benefícios. 

Estudos também relacionam uma maior massa magra de pessoas com uma menor incidência de osteoporose. Com isso verificou que pessoas que praticavam musculação não apresentava problemas com osteoporose. 

Quando comparado a musculação com outras atividades os estudos mostram que a musculação é mais eficiente na redução do quadro de osteoporose. 

A boa orientação faz a diferença!