quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Sobrepeso se exercitando ou magro sedentário? Riscos a Saúde quem apresenta menos?

Você deve estar curioso para saber qual dos dois tipos de estilo vida é menos prejudicial à saúde, ou porquê não, mais prejudicial à saúde?

Pessoas sedentárias ou sobrepeso que se exercitam? 

Já é do conhecimento de todos que o sedentarismo é muito prejudicial à saúde, a falta de exercício físico regular trás diversas doenças como: hipertensão arterial, diabetes, cardiopatias, obesidade, vários tipos de câncer, entre muitas.

Também sabemos que pessoas com peso elevado apresentam uma taxa de mortalidade bem superior a pessoas com peso adequado, geralmente por decorrência das doenças crônicas que sobrecarregam o sistema cardíaco, metabólico, endócrino, imune e muitos outros, sobrepeso e obesidade já é considerado um pandemia.

Existe uma discussão muito grande do que é mais prejudicial à saúde: pessoas sedentárias ou com sobrepeso e se exercitando, essa resposta veio do estudo de Denis, GV & Obin, MS (2013) intitulado de "Metabolically healthy obesity" oringins and implications, foi demonstrado que indivíduos que são classificados como magros porém sedentários e com baixo condicionamento físico e eficiência metabólica chamados de "metabllicamente obesos" apresentam os mesmos riscos a saúde quando comparados aos obesos/sobrepeso que fazem exercício físico e apresentam bom condicionamento físico. 

Entretanto, a resposta do que seria pior o magro sedentário ou o sobrepeso ativo ambos estão sob a mesma condição de risco a saúde. 

A boa orientação faz a diferença!

Se gostou curta, comente, envie e salve.