sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Para onde vai a gordura quando emagrecemos?

Você já deve ter ouvido falar muita coisa relacionada ao destino da gordura no processo de emagrecimento concorda? 

Alguns falam que é eliminada nas fezes, outros falam que vira músculo e também vira suor. O fato é que fui estudar o assunto justamente para tirar essa dúvida junto com vocês!

A ciência do exercício físico vem trazendo muitas respostas não só para esse tema mais também de outros através de estudos científicos bem elaborados e seguros. Em uma publicação no "British Medical Journal" os autores do estudo mostram que perder 10kg de gordura requer uma inalação de 29kg de oxigênio. 

Esse processo metabólico é capaz de produzir 28kg de Dióxido de carbono e 11kg de água. 

Os pesquisadores Meerman e Ruben em um estudo resolveram rastrear os átomos de gordura e o caminho que a mesma percorria no corpo. Os autores constataram que 10kg de gordura é convertido em 8,6 kg de Dióxido de Carbono exalados pelos pulmões o restante torna-se água.

Todo esse processo metabólico ocorre em função de bons hábitos como uma boa alimentação, sono e a prática regular de exercício físico, onde repercute diretamente na função da mitocôndria, cuja as adaptações ao treinamento favorece as atividades da cadeia respiratória, que resulta no aumento da capacidade oxidativa (queima de gordura mitocondrial dentro do músculo).

A gordura é eliminada em formato de CO2 e H2O, como resíduo final gerando cadeia respiratória nas mitocôndrias isso eleva a uma necessidade de gerar energia (dentro dos musculos) sendo eliminada pelos pulmões. 

A boa orientação faz a diferença!