quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Editorial – Studio Forma e Saúde

Você com certeza já ouviu falar sobre a Avaliação Física estou certo? Porém, você sabe para que serve a avaliação física?


A avaliação física é uma série de testes (físicos) e medidas para averiguar componentes do corpo humano na intenção de juntar o máximo de informação sobre: como está o corpo da pessoa avaliada para que em cima dos resultados da avaliação física preparar a prescrição de treinamento.


O que tem na avaliação física?


A avaliação física se inicia pela Anamnese que são perguntas que o avaliador faz para conhecer fatores de risco relacionado a saúde, hábitos, preferências e histórico do aluno, etc.


É verificado peso e altura, medidas antropométricas e quantidade de massa magra e massa gorda, chamamos isso de composição corporal. Após obter o resultado da composição corporal sabemos se a quantidade de gordura e massa magra da pessoa avaliada está dentro dos padrões de saúde.


É verificado também pressão arterial de repouso e frequência cardíaca em repouso para saber se há algum possível problema e se a prática de exercício físico será segura.


Outro componente importante da avaliação física são os testes neuromusculares como teste de flexibilidade, teste de força e teste de resistência muscular localizada é através desses testes que escolhemos os exercícios e métodos de treino, entre outros.


O teste metabólico tem o objetivo de mensurar o quanto o aluno tem e como está a resistência cardiorrespiratória (o quanto ele suporta realizar exercício aeróbio) e também nos mostra o comportamento da pressão arterial no exercício físico e também a frequência cardíaca (batimentos cardíacos) também no exercício físico, será que a pressão arterial e batimentos cardíacos estão dentro do recomendado quando o aluno está praticando exercício?


Também é avaliado a postura (Avaliação Postural) para conhecer se o aluno tem desvio postural do tipo: Lordose, Cifose, Escoliose entre outros. A correção desses desvios posturais deve ocorrer na prescrição do treino caso o aluno tenha. 


Quando é finalizada a avaliação física vem a outra parte que é a prescrição do treino (preparação da sessão de treino). Essa preparação do treino deve se levar em conta o resultado da avaliação física e o objetivo do aluno. Um exemplo: foi constatado na avaliação física que o aluno está acima do peso e com uma quantidade de gordura corporal acima dos níveis normais então o treinamento deve ser elaborado na intenção de reduzir gordura corporal. A boa orientação faz a diferença!