quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Duas semanas após praias cheias, Pernambuco não tem alta de casos de covid-19

Em meio ao processo gradual de retomada das atividades de lazer e diante da estabilização dos casos da covid-19 em Pernambuco, o feriado prolongado do Dia da Independência (7 de setembro) atraiu, como em todos os anos, milhares de pessoas às praias dos Litorais Sul e Norte do Estado. Nas faixas de areia, o desrespeito às regras sanitárias era evidente: poucas pessoas usando máscaras, aglomerações e ausência de distância mínima entre muitas das barracas.

O cenário fez com que a população e especialistas temessem o repique da covid-19. Passados 14 dias (duração média do período de incubação, que é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção pelo novo coronavírus), a média móvel de casos do coronavírus se mantém estável em Pernambuco, mesmo que, para alguns especialistas, esse patamar ainda seja alto.

A média móvel é uma análise que soma os números de casos de um dia com os dos seis dias anteriores, dividindo o resultado por sete. O resultado reúne a influência de todos os dias da semana e pode ser atualizado diariamente. É uma forma de fazer um retrato da semana para diluir o represamento de notificações de covid-19 que geralmente ocorre nos fins de semana.

Fonte: Jornal do Commercio