terça-feira, 18 de agosto de 2020

Fibromialgia você já ouviu falar?

Acredito que sim! 

Ela é uma doença, e se manifesta através de dores musculares generalizadas no corpo todo, quando a pessoa passa mais de 3 meses sentindo essas dores a probabilidade de ser fibromialgia é alta, porém através de exames e do diagnóstico médico para ser constatada. 

A fibromialgia está associada a distúrbios psicológicos como: 

Depressão

Ansiedade

Altos níveis de estresse

Cargas de trabalho altíssima e fadiga.

Deterioração da saúde mental que afeta a qualidade de vida. 

Isso impacta nas funções do trabalho, convívio familiar, funções sociais. 

Um dos tratamentos para a Fibromialgia é o exercício físico, porém, devemos avaliar qual modalidade de exercício vai trazer mais benefício ao paciente. 

A maioria dos estudos de revisão investigou os efeitos do treinamento aeróbio e do Treinamento de Força. Dentre todas as variáveis investigadas, a maior evidência apresentada foi a redução do quadro de dor em alto grau, melhorando a qualidade de vida e trazendo bem estar. 

Observaram que a dosagem mais adequada de exercício físico tanto para treino aeróbio quanto para treino de força é de 2 a 3 sessões de treino semanal, com duração de 30 a 60 minutos em cada sessão.

Com carga inicial de 40% de um RM (teste de força máxima).

 

No entanto ainda existem algumas lacunas em relação a intensidade ideal de treino onde os estudos até o momento não responderam esse fator de relevante importância na prescrição. Porém o bom senso de progressão de carga e ajustes na intensidade é bem válido e se mostra adequado na maioria da aplicação. 

Treinos mais volumosos (grande quantidade de exercício, séries e repetições, tempo de treino) não se mostra efetivo como parte do tratamento para as pessoas com Fibromialgia. 

Sim, o exercício físico é considerado um remédio para pessoas diagnosticadas com Fibromialgia o que vai determinar o sucesso é a dose de exercício físico. Se a dose de exercício for baixa pode não trazer os benefícios esperados e se for alta pode se tornar veneno. 

Se você conhece alguém com Fibromialgia deixe o seu comentário. 

A boa orientação faz a diferença! 

Do Estação Notícias