quinta-feira, 6 de agosto de 2020

A boa orientação faz a diferença!

Acredito que todo mundo conhece alguém com diabetes né verdade? E tenho certeza que vocês já perceberam que as pessoas com Diabetes Mellitus sofrem muito, é de fato é uma doença complicada, não é fácil o seu controle, exige mudança de hábitos, e isso requer o exercício físico regularmente, é aí que a musculação entra. Para vocês entenderem.

Umas das consequências do Diabetes tipo 2 é a perda de massa muscular isso porque há uma diminuição do conteúdo proteico das fibras musculares do tipo rápida. Você sabia que os músculos esqueléticos são responsáveis por 80% da organização da glicemia? A musculatura tem um papel importante nesse aspecto.

Pois é perder massa muscular prejudica ainda mais o equilíbrio orgânico da glicemia (açúcar no sangue).

Para pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 treinar musculação estimula a produção de insulina ou melhora a captação da insulina fazendo com que ela transporte a glicemia de forma mais eficiente para dentro da célula muscular.

Se agente pensar no contrário não treinar musculação ou outra modalidade de exercício físico aumenta os agentes inflamatórios como Interleucina-6 e TNF alfa inibem a sinalização de síntese protéica e isso gera atrofia muscular (perda de massa magra).

Diabéticos que praticam musculação além de aumentar a força muscular, resistência e aumento da massa magra tem tem maior controle glicêmico e conseguem ter mais qualidade de vida. Sendo que isso não é adquirido com qualquer treino de musculação!

O Profissional de Educação Física que treina pessoas com Diabetes Mellitus tipo 2 deve preparar um programa de treino e escolher exercícios que tenha um maior estímulo e recrutamento de fibra muscular apropriado para essas pessoas, como também a dose certa de intensidade nos treinos, carga de treino e método.

A boa orientação faz a diferença!