segunda-feira, 20 de julho de 2020

Forma & Saúde - Personal Studio: Saiba p que é Sarcopenia

A Sarcopenia é uma doença, ela é caracterizada pela diminuição da massa muscular, redução do nível de força e velocidade de contração muscular.

Para você entender melhor aos 30 anos atingimos o pico máximo de ganho de massa muscular (MM), após os 30 anos perdemos massa muscular progressivamente. Isso resulta em fatores primordiais no dia a dia das pessoas, tipo, quedas e fraturas, perca de força muscular, aceleração de processo de doença tipo osteoporose, fadiga, falta de resistência, redução de níveis hormonais, redução da capacidade funcional, entre outras.

O que ocasiona a Sarcopenia é o sedentarismo, idade, uso de alguns tipos de medicamentos, baixo consumo de alimentos protéicos, e algumas outras doenças também aceleram a diminuição da massa muscular essas doenças são: Lúpus, Artrite reumatoide e Espondelite Anquilosante. A melhor forma de investigar se você está perdendo massa muscular de forma acentuada é através de densidometria óssea de corpo total e avaliação física da composição corporal.

A perca de massa muscular muitas vezes não é percebida pelo ganho de peso que algumas pessoas ao longo da vida, estima-se que perde -se cerca de 1 a 2% de massa muscular por ano após os 50 anos, sendo que os fatores que falamos acima pode acelerar mais ainda esse prejuízo. Pessoas com um nível de massa muscular baixo tem maior propensão a doenças de forma geral e mortalidade cerca de 63 vezes mais.

Um estilo de vida saudável é capaz de reduzir a Sarcopenia de forma muito considerável, esse estilo de vida deve conter alimentação balanceada e em boa quantidade do consumo de proteína, exercício físico com musculação na maior parte, redução de uso de alguns medicamentos, boas noites de sono para recuperação do metabolismo e síntese protéica, em geral uma estilo de vida saudável.

A boa orientação faz toda a diferença...