sexta-feira, 31 de julho de 2020

Depois de muita luta, professores de Brejo da Madre de Deus conseguem reajuste salarial

Após reunião de negociação com o prefeito Hilário foi concedido reajuste de 6,42% aos professores ativos e inativos e quanto ao enquadramento dos professores inativos em suas respectivas faixas não se chegou a um consenso

 Em reunião realizada na última quinta-feira, que contou com a presença do Prefeito do Município, alguns Secretários, além de representantes do SINDIBREJO e do Sinduprom, ficou acordado um reajuste para os nossos profissionais da educação da ordem de 6,42%, a contar o mês de agosto do corrente ano, no entanto nossa reinvindicação era de 12,84% conforme determinação anunciada pelo MEC do reajuste 2020.

O SINDIBREJO, por sua atual Diretoria, como costumeiramente faz, inclusive nas assembleias de classe, sempre norteou suas reuniões através de uma pauta de assuntos, com apresentação de planilhas, gráficos e slides, quando necessário, sendo essa maneira de agir bastante conhecida de todos aqueles que participam das citadas reuniões.

Tal atitude, salvo melhor juízo, se constitui numa forma de organização que visa, mais especificamente, embasar as reivindicações, de modo que não aconteçam “vazios de percepção” quando do surgimento de fatos que não estavam previamente agendados.

Assim, é que, durante a citada reunião, que fora objeto de inúmeras solicitações, por meio de ofícios, telefonemas e contatos pessoais da parte do SINDIBREJO, apresentamos, para debate de todos os presentes, sem exceção alguma, três planilhas de reajuste, a primeira, com reajuste integral, na ordem de 12,84%, como estava previsto na legislação Federal, a segunda, na base de 4,86%, que iria equiparar e corrigir a defasagem salarial (isso sinalizado previamente por parte da administração aos sindicatos e que seria um reajuste pífeo)  em relação aos valores pagos a título de piso nacional e aqueles realmente devidos, a terceira, na ordem de 6,42%, que corresponde a 50% do reajuste nacional e contempla os nossos servidores com um aumento real, se bem que pequeno, tendo em vista a comprovada competência dos profissionais da educação do nosso município.
Lembrando que para o SINDIBREJO NÃO HÁ diferença entre o professor do Fundamental I ou Fundamental II, lutamos por reajuste igual para todos.

Propostas alternativas surgiram, sendo, porém, depois de várias negociações, sempre visando o interesse da classe, aceito por todos os presentes à citada reunião, o reajuste de 6,42%, substitutivo do patamar inicialmente solicitado pelo SINDIBREJO e aquele proposto pelo município (4,86%).

Pesaram, na aceitação do percentual de 6,42%, a situação financeira do município em face da pandemia do Covid 19 e o fato de que os nossos profissionais da educação estavam sem a percepção de qualquer espécie de reajuste durante os últimos três anos. Não poderíamos ir além.

A categoria seria prejudicada com um reajuste menor.
Quanto, ao que concerne aos professores inativos, mais especificamente em relação ao enquadramento de suas faixas salariais, a administração municipal se pronunciará a respeito durante o mês de agosto, após um estudo das receitas do FUNDEB.

Esses são os fatos apresentados de maneira simples para o conhecimento de nossos profissionais. POR FIM:

Somente para argumentar:
A atual Diretoria do SINDIBREJO, jamais compartilhará com a desídia, com a falta de atenção, com a falta de reconhecimento, com que algumas vezes são tratados os nossos servidores, em algumas situações, sejam eles, profissionais da educação, da saúde ou da administração como um todo.

Não compartilhará, também, com hipóteses absurdas de conchavos, de corpo mole ou de acordos escusos, assacadas por alguns desinformados que, levianamente, se utilizam das redes sociais para denegrir e ferir a honra de pessoas sabidamente reconhecidas como pessoas de bem.

Continuaremos na luta em favor dos servidores do nosso município, reivindicando, propondo soluções alternativas e buscando sempre o melhor para todos, sem distinção de função, de preferência política ou de quaisquer espécies.

“Continuaremos na luta em favor dos servidores do nosso município, reivindicando, propondo soluções alternativas e buscando sempre o melhor para todos, sem distinção de função, de preferência política ou de quaisquer espécies”, destacou a presidente Wilma Azevedo.

Do Estação Notícias / Da Assessoria