sexta-feira, 19 de junho de 2020

Núcleo Operacional de Combate a Covid-19 em Brejo da Madre de Deus avança

Na tarde da última quinta-feira (18), foi realizado mais uma reunião do "Núcleo Operacional de Combate a Covid-19", aconteceu no auditório da prefeitura municipal do Brejo da Madre de Deus, com a participação do prefeito em exercício Josevaldo Lopes, das secretarias municipais que compõem o núcleo, além da procuradoria municipal e a Amicro.
Na reunião foram debatidas ideias importantes ao enfrentamento da pandemia, como a capacitação dos comerciantes na utilização das medidas sanitárias no relacionamento com os consumidores, as medidas sanitárias para a população que precisa dos serviços essenciais que geram aglomerações como o serviço de Lotéricas, bem como a criação de vídeos explicativos, ensinando a população a utilizar os serviços online, diminuindo o fluxo de pessoas nas Lotéricas e comercio, entre outras ideias inovadoras que podem ajudar a população brejense a combater esse inimigo invisível.
Através da Secretaria de Saúde será realizado a partir da próxima segunda-feira (22), capacitações com o comércio brejense, pelo núcleo de educação permanente em parceira a vigilância epidemiológica, proporcionando conhecimento e segurança nesse momento atípico que vivemos, além de estar preparando a equipe das barreiras sanitárias para que juntos a vigilância sanitária possa começar um trabalho circular no comércio, afim de orientar e fiscalizar o cumprimento do plano de flexibilização do governo do estado de Pernambuco.
O Secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, expôs durante a reunião, que é função essencial da pasta, adequar o Município para o recebimento da quantia destinada ao socorro dos nossos artesões, artistas, produtores culturais e microempresas e empresas de pequeno porte com caráter cultural, que estar para ser sancionada pelo Presidente da República, através da Lei Aldir Blanc (Projeto de Lei Federal nº 1075/2020), que tem por função principal, minimizar as impactos negativos econômicos proporcionados pelo covid-19. "Iremos traçar, planos de recuperação econômica para esse momento de pandemia, bem como planos de desenvolvimento econômico para o momento pós pandemia, é um momento em que todos, devem estar de mãos dadas, para prevenir e combater a propagação do vírus em nosso município", destacou Cláudio Cunha.

As Secretarias de Assistência Social e de Educação, em um elo de esperança com as barreiras sanitárias, estarão fortalecendo as equipes para distribuição de cestas básicas e realizando ações sociais que visem trazer bem estar e mais conforto aos munícipes.
Vale destacar que a Amicro participou da reunião representando o comércio brejense, apresentando as dificuldades enfrentadas nesse momento de pandemia e apresentando sugestões que possam contribuir para uma retomada gradativa da economia do comércio brejense.

A Secretaria de Agricultura contínua na atuação das feiras livres, fiscalizando o cumprimento do distanciamento entre os bancos, adequando o espaço e oferecendo máscaras, higienização e informações aos feirantes. E para o abatedouro público municipal, foi estabelecido regras que seguem aos decretos já estabelecidos e o que traz maior segurança aos funcionários e marchantes que por ali trabalham.

Do Estação Notícias / Assessoria