quinta-feira, 7 de maio de 2020

Isolamento Social: Brejo da Madre de Deus está abaixo do que recomenda as organizações de saúde

Apenas 41,9% estão fazendo o isolamento social, quando o recomendado é 70%

A cidade de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no dia 02/05, infelizmente com morte. 

Acompanhando o painel de Isolamento desenvolvido pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) constatamos que a cidade está longe de cumprir com o recomendado. 

Entramos em contato com o assessor especial da secretária de Saúde, Frailan Mota, para sabermos qual a porcentagem ideal de Isolamento Social para esse período de pandemia. Segundo o assessor, "70%, como pede as organizações de saúde."

No painel, Brejo da Madre de Deus aparece em 138º entre 185º municípios. O Painel mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e existe para auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

Dos 70% recomendado pelas organizações de saúde, Brejo da Madre de Deus tem apenas 41,9%, os dados são do dia 06/05. É necessário que a população entenda a gravidade do vírus. 

“A pouca adesão dos pernambucanos ao isolamento social, está causando um número assustador de pessoas contaminadas e de mortes. É preciso tratar esse tema com a máxima seriedade. Vamos expedir mais uma recomendação para que os prefeitos intensifiquem o isolamento social, insistimos que, como não temos ainda uma vacina, a intensificação do isolamento social, segundo com toda comunidade científica mundial, é o único meio que pode reduzir o número máximo de pessoas que poderiam ser infectadas pela Covid-19. É preciso que a sociedade tenha essa consciência, mude a sua atitude, caso contrário teremos uma tragédia sem precedentes”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros.

Do Estação Notícias / Allison Torres