quinta-feira, 2 de abril de 2020

Brejo da Madre de Deus teve o mês de março mais chuvoso dos últimos 12 anos

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica nas principais barragens do município

Com o acumulado de 330 milímetros, março de 2020 foi o mês mais chuvoso dos últimos 12 anos em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco. Já nos últimos 37 anos, março de 2020 foi o terceiro mês mais chuvoso, ficando atrás apenas do ano de 2008 com 420 milímetros e 1991 com 395 milímetros.

Os dados fazem parte do levantamento do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA de Brejo da Madre de Deus, que analisou dados dos últimos 37 anos.
De janeiro a março choveu 525 milímetros

Barragens e açudes cheios
Barragem de Santana II em Brejo da Madre de Deus

As volumosas chuvas garantiram recarga hídrica nas principais barragens de Brejo da Madre de Deus.

Um fator importante é que as precipitações não tem se concentrado apenas em regiões historicamente favorecidas. O resultado é que nos últimos dias açudes e barragens tanto na região brejeira, como na sede e nos distritos Fazenda Nova, Mandaçaia e São Domingos no Brejo da Madre de Deus, estão sangrando.
portal do agreste: 2020
Barragem do Machado sítio Bandeira em Brejo da Madre de Deus

Segundo informações da Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Elizabeth Szilassy (Beth), a situação as barragens se encontram assim: Barragem de Santana II, Machados, Poço Fundo e Tabocas - Piaca (Serra dos Ventos) estão com 100 % de sua capacidade.

E nesta quinta-feira (02), conforme o Boletim de Monitoramento dos Reservatórios da APAC, Barragem do Oitis está com 56,3 % e Eng. Gercino Pontes (Tabocas), entre Mandaçaia e São Domingos está com 48,5 %, volumes consideráveis, dando a entender que logo irão sangrar.
A previsão da Apac para o próximo trimestre é que as chuvas deverão ser de normal a acima da média em todo o estado de Pernambuco. Informações recentes da APAC do dia 30 de março de 2020.

Do Estação Notícias