sexta-feira, 3 de abril de 2020

Bolsonaro quer polo das confecções do Agreste produzindo máscaras para proteção ao coronavírus

Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe disse que juntando as empresas e população, poderiam produzir um milhão de mascaras por dia

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, disse ao Blog nessa quinta-feira (2) que levou para o presidente Bolsonaro e o ministro chefe da Casa Civil a ideia de usar o polo de confecções do Agreste de Pernambuco para fazer máscaras e Epi’s para os profissionais de saúde nesse período da pandemia.

De acordo com Gilson Machado, o presidente Bolsonaro gostou da ideia.

Depois da prospecção, Gilson Machado Neto já consultou o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe. O tucano Edson Vieira também gostou da ideia e disse a Machado Neto que só aquele município, juntando as empresas e população, poderiam produzir um milhão de mascaras por dia.

A rigor, a mesma ideia já havia sido sugerida ao governador Paulo Câmara, no Legislativo Estadual.

A deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB), esposa de Edson Viera, já havia pedido ao Governo do Estado que direcionasse ao Polo de Confecções de Pernambuco os pedidos de produção de Equipamentos de Proteção Individual ( Epis) para os profissionais de saúde do setor público que estão na linha de frente do combate ao novo Coronavírus em Pernambuco.

“As cidades que integram o Polo – Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru e outros municípios da região, contam com mão-de-obra qualificada e podem contribuir neste momento produzindo máscaras, batas e macacões de proteção, seguindo orientações da Vigilância Sanitária, em pequenas fábricas e até mesmo nas casas de pequenas costureiras, diante da gravidade que é a pandemia.” disse a parlamentar.

De acordo com a deputada, se o Governo do Estado atendesse a seu pedido, “ o Polo de Confecções poderia beneficiar todo o Estado em curto prazo, possibilitando que os pequenos confeccionistas passem a produzir e comercializar diretamente com o estado e prefeituras, para assim, vencermos uma batalha que nos une: o bem do povo de Pernambuco”.

A parlamentar informou ao blog de Jamildo que a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe já garantiu ser parceira na convocação dos profissionais, que produziriam milhares de máscaras, batas e macacões em suas residências, ajudando desta forma a não aglomeração em unidades fabris. “O Poder Público está tendo dificuldades para ter esse material em face da demanda em todo país. O Polo de Confecções de Pernambuco é um conjunto de municípios que trabalha unido. E só a união de todos ajudará a combater e vencer a Covid-19”, finaliza a parlamentar.

O pedido foi protocolado por ofício na Secretaria da Casa Civil de Pernambuco.

Protótipo em Caruaru

Nesta semana, a jornalista Ana Maria Miranda, do portal Ne10 interior, já informava que Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a indústria cearense Santana Textiles desenvolveram o protótipo de uma máscara de prevenção feita com um tecido especial cedido pela tecelagem. A máscara pode ser utilizada por até quatro horas e é lavável, ou seja, pode ser reutilizada.

A máscara é considerada um Equipamento de Proteção Individual (EPI) e é de uso obrigatório pelos profissionais de saúde. O protótipo em tecido foi aprovado pela Secretaria de Saúde de Caruaru.

A produção começou nessa quinta-feira (26) por confeccionistas do polo têxtil do Agreste e as máscaras serão doadas para regiões necessitadas. A Acit está em campanha com outros órgãos e empresários para arrecadar fundos para o pagamento da mão de obra. Inicialmente, serão confeccionadas 80 mil máscaras.

De acordo com a associação, o projeto está em consonância com as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Do Estação Notícias / Blog do Jamildo / NE10