sexta-feira, 27 de março de 2020

Quarta morte pelo novo coronavírus é registrada em Pernambuco

Homem morreu no Hospital dos Servidores de Pernambuco, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/Google Street View
Além de ser idoso, o homem era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório. Ele morreu no Hospital dos Servidores de Pernambuco, na Zona Norte do Recife



Pernambuco divulgou, nesta sexta-feira (27), mais uma morte pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), totalizando quatro óbitos, desde o início dos registros, em 12 de março. A vítima é um homem de 82 anos, morador do Vasco da Gama, na Zona Norte do Recife. No mesmo dia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, houve mais nove confirmações, totalizando 57 casos.


De acordo com a SES, o idoso não apresentava histórico de viagem ou contato com caso suspeito ou confirmado para o novo coronavírus, o que caracteriza transmissão comunitária (quando não é possível identificar a origem do contágio). A vítima deu entrada no Hospital dos Servidores do Estado, na Zona Norte, na terça-feira (24).

Ele morreu na quarta-feira (25), mas o resultado laboratorial que confirma o contágio por coronavírus saiu nesta sexta-feira (27). O paciente, segundo o governo, foi levado ao serviço hospitalar pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com baixa saturação de oxigênio cerebral. Ele ficou entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve amostras coletadas, após a morte, para a identificação do vírus.

Além de ser idoso, o homem era diabético, hipertenso e tinha histórico de infecção do trato respiratório. Por isso, recebeu assistência médica e priorização do caso, por ser considerado síndrome respiratória aguda grave (Srag). O idoso, no entanto, teve uma piora do quadro, não resistiu e morreu.

Boletim

Nesta sexta-feira, também foi confirmado o primeiro caso no arquipélago de Fernando de Noronha. Trata-se de um homem de 48 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, que está em isolamento em alojamento da empresa.

Onze pessoas que tiveram contato com o homem estão sendo monitorados e foram colocados em quarentena, em quartos isolados e diferentes, e estão sendo testados para, previamente, evitar a propagação do vírus.

Do total de 57 casos do novo coronavírus, houve uma nova cura, totalizando sete recuperações, em Pernambuco. Todas as pacientes curadas são mulheres.

Do Estação Notícias / G1