sexta-feira, 27 de março de 2020

Máscaras em tecido são confeccionadas no Polo de Confecção do Agreste para barrar a Covid-19

Esta máscara pode ser utilizada por até quatro horas e é lavável

A Associação Comercial e Industrial de Toritama (Acit) e a indústria cearense Santana Textiles criaram um protótipo de uma máscara de prevenção feita com um tecido especial cedido pela tecelagem. Com ele, a máscara, essencial nesta pandemia da Covid-19 (novo coronavírus), pode ser utilizada por até quatro horas e é lavável, podendo ser reutilizada, diminuindo o desperdício e aumentando a economia. O projeto obedece a todas as normas técnicas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas técnicas.

O protótipo do Equipamento de Proteção Individual de uso obrigatório pelos profissionais de saúde foi apresentado à Secretaria de Saúde de Caruaru e aprovado. A produção começou a ser feita na última quinta-feira (26), por confeccionistas do Polo Têxtil do Agreste. As máscaras serão doadas para regiões necessitadas.

Agora, a Acit está em campanha com outros órgãos e empresários para arrecadar fundos, é o que explicou Luiz Viegas, diretor financeiro da Acit. “Inicialmente, serão confeccionadas 80 mil máscaras. Estamos nessa campanha em busca de fundos para custear a mão de obra, o que vai ajudar não só na questão da saúde, mas também da economia”, disse.

Do Estação Notícias / Jaciara Fernandes