sábado, 16 de março de 2019

30 anos de saudades do senhor Antônio de Constância

Seu Antônio foi chefe da "guarda noturna" em Brejo nas décadas de 60 e 70

Edmundo Andrade, conhecido por “Tuta do Samu” procurou a nossa reportagem para falar do seu pai, o saudoso senhor Antônio Lourenço de Andrade, popularmente conhecido por Antônio de Constância.

Neste sábado 16 de março, completou 30 anos da partida deste homem que deixou muitas saudades e um grande legado. Se estivesse vivo, em dezembro próximo o senhor Antônio de Constância completaria 100 anos.

Para marcar o centenário da data de nascimento do seu pai, Tuta informou que planeja confeccionar uma placa comemorativa, para que no dia do aniversário dele, seja afixada na rua de Brejo que leva o seu nome, "rua Antônio Lourenço de Andrade".
Em 1966 ao lado de João Lira Neto, dono da empresa de ônibus Caruaruense, que naquele ano tinha como um de seus motoristas, Maurício, o terceiro filho do senhor Antônio de Constância

Além da placa comemorativa, seu filho Edmundo escreveu um belo texto em homenagem ao seu pai.

Confira:

“Antônio Lourenço de Andrade (ou Antônio de Constância) como era mais conhecido, nasceu em Brejo da Madre de Deus no dia 14 de dezembro de 1919.
Teve 16 filhos: Zé Tampa (in memorian), Hilário (in memorian), Maurício, Gercino (Macaxeira), Jucira, Amauri (Bá), George, Antônio (Toinho Pinóquio), Maria José, Lúcia, Maria Adjane, José Advânio (Léco), Adriano (Bode), Edmundo (Tuta), Hosana e Osvaldo.

O mesmo deixou um legado de homem honrado, exemplar, disciplinado e de coração grande e humilde. Sempre ajudava de alguma forma a quem o procurava.

Com seu jeito sério e as vezes severo, sempre tinha tempo para aconselhar e dar carinho aos filhos. 

Quando atuava nas rondas noturnas, comandando vários homens em meados das décadas de 60 e 70, os munícipes tinham uma sensação de segurança e tranquilidade, pois ele, juntamente com os seus comandados, era muito atuante e atento na época, e dessa forma as pessoas tinham a garantia de que tudo estava sob controle em nossa querida Brejo da Madre de Deus.

Até os dias atuais, ouço pessoas contarem histórias de quando o meu saudoso pai atuava na guarda, pois ele era chefe da guarda municipal, onde atuou por décadas!

Muitos relatam que a tranquilidade reinava em nossa cidade. Que durante as rondas ele andava em todas as ruas, sem que ficasse uma sem ser vigiada. Que ele observava todas as residências e se percebesse alguma com a porta mau fechada, ele chamava o dono e alertava para fechar direito. As pessoas relatam que além de respeito, tinham confiança, amizade e carinho por ele!

Esse era Antônio de Constância, meu exemplo, meu herói, meu Pai!

Do Estação Noticias

Mulher é estuprada em carro abandonado ao lado da Delegacia de Belo Jardim

A vítima foi atacada quando voltava da padaria e arrastada pelo criminoso que estava armado com uma faca

O BJ1 teve acesso com exclusividade a um caso grave que envolve o estupro de uma mulher ao lado da 15° Seccional de Polícia Civil de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o advogado da vítima, o caso aconteceu no dia 22 de fevereiro deste ano, por volta das 18h20.

A vítima foi atacada por um homem ainda não identificado ao voltar da padaria. Segundo relatos da mulher, o criminoso estava armado com uma faca e deu uma gravata em seu pescoço, em seguida a arrastou para um veículo abandonado que está sob custódia do Estado, que fica ao lado da delegacia e cometeu o estupro.

Após praticar o abuso o homem fugiu e até o momento não foi preso. A vítima prestou um Boletim de Ocorrência na mesma noite do estupro na delegacia do município. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e segundo o advogado da mulher, as investigações estão bem avançadas.

A mãe da vítima relatou que após o caso a filha está traumatizada e não quer mais sair sozinha de casa.

“Esperamos que o Governador do Estado de Pernambuco que esteve a pouco tempo em nossa cidade para falar de suas obras que dê suporte para que a Polícia Civil em Belo Jardim tenha condições de investigar esses tipos de crimes bárbaros, pois uma delegacia que não tem sequer uma câmera que cubra as ruas próximas ao seu prédio, já demonstra uma falha de segurança gravíssima que culminou segundo a minha cliente, em seu estupro. Estamos analisando a viabilidade de ingressar com Ação de Indenização em face do Estado por ter ao que parece colaborado com o fato que a vítima diz ter ocorrido, já que se na Delegacia não se tem monitoramento eficiente de todos veículos apreendidos, então não se deveria deixá-los estacionados nas imediações, aumentando o risco da prática de novos crimes contra as agentes femininas da polícia civil, moradores e transeuntes daquela localidade”, afirmou o advogado.

Do Estação Notícias / BJ1

Toyota Bandeirante falta freio e despenca de ribanceira no morro Mãe Rainha em Brejo da Madre de Deus

Motorista teve apenas ferimentos leves

Uma falha mecânica causou um grave acidente na madrugada deste sábado (16) em Brejo da Madre de Deus. Passava da meia noite quando o motorista estava descendo a ladeira no Bairro Mãe Rainha em uma Toyota Bandeirante Cabine Dupla e faltou freio, deixando o veículo totalmente desgovernado, vindo a cair em uma ribanceira por trás do Clube Aquarius.

O barulho assustou moradores de vários bairros próximos ao local do acidente. Muitas pessoas compareceram para prestar socorro ao motorista que, graças a Deus, teve apenas ferimentos leves.

De acordo com informações repassadas a nossa reportagem, a mangueira de freio estourou, ocasionando o acidente.
Do Estação Notícias (matéria atualizada as 12h06min)

É neste Sábado em Fazenda Nova


Veículo é furtado durante a madrugada de quinta-feira no centro do Brejo

Cidadão tomou grande susto ao acordar e perceber que seu carro tinha sido levado por criminosos

Na noite da última quarta-feira (13), o cidadão José Elmiton Santos de Andrade, chegou do seu trabalho por volta das 22hrs e estacionou o veículo Fiat Uno Mille de cor cinza em frente ao prédio que mora, que fica rua José Lourival Gomes (ao lado da Igreja Quadrangular),  em Brejo da Madre de Deus, Pernambuco.

No dia seguinte, às 6h40min, José Elmiton foi pegar alguns objetos que estavam no carro e tomou um grande susto ao perceber que o seu veículo tinha sido furtado.
Caso alguém tenha informações sobre o paradeiro do Fiat Uno Mille de cor cinza, ano 1998 e placa KIH-3662 de Brejo da Madre de Deus-PE, entre em contato pelo número 81 9 9486-8491, falar com José Elmiton.


Caso a informação seja concreta e direcione o dono até o veículo, você será bem gratificado.

Do Estação Notícias por Allyson Mesquita