terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Baixa no governo Hilário: Secretário de Articulação Política entrega cargo

Dé de Zuza ocupava cargo que também foi ocupado pelo vice-prefeito e deixa o cargo alegando não comungar com coisas erradas

Na tarde desta terça-feira (19), o Secretário de Articulação Política de Brejo da Madre de Deus conhecido por Dé de Zuza, o Irmão Dé, confirmou que entregou o seu cargo na prefeitura do município.

Dé de Zuza era um grande articulador do governo, e foi bastante importante na campanha do Prefeito Hilário Paulo articulando e ajudando financeiramente, em que o mesmo conseguiu êxito e foi eleito.

Um dos assessores do grupo político liderado pelo vice-prefeito Josevaldo informou a nossa reportagem que na semana passada Dé de Zuza se reuniu com o prefeito Hilário e avisou que entregaria o cargo. Ele alega que não comunga com as coisas erradas que estão acontecendo com o município e a prefeitura e por isso deixa o cargo", afirmou a assessoria.
Após os vereadores Bolão e Damião e o vice Josevaldo, agora foi a vez do primo do vice-prefeito pular do barco. Dé de Zuza é mais um nome de peso que o governo Hilário Paulo perde, nos resta saber o tamanho do impacto desta entrega de cargo, se ele foi o último, ou se vem mais por aí.

Do Estação Notícias


CONTAG prepara pauta para o Plano Safra 2019-2020 da Agricultura Família.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e representantes das Federações Estaduais filiadas estão em fase de finalização da pauta com propostas para o Plano Safra 2019-2020 da Agricultura Familiar.

O objetivo é apresentar as reivindicações que expressam a opinião da CONTAG e da categoria para o fortalecimento da agricultura familiar, com condições de produção, comercialização, geração de renda, acesso à terra, emprego e desenvolvimento rural sustentável e solidário.

A CONTAG e as Federações estão definindo o volume de recursos necessários para o Plano Safra 2019-2020, especificando as propostas de valores para crédito rural, habitação, assistência técnica, seguro, reforma agrária, levando em consideração as preocupações com os juros que serão praticados, as possíveis mudanças que ocorrerão na política de crédito e de habitação rural, entre outras.

Também será apresentada proposta para buscar renegociação das dívidas para os agricultores e agricultoras familiares do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, especialmente das dívidas contraídas no período de 2006 a 2011, que ficaram de fora com os vetos do Temer em novembro de 2018.

Essas preocupações se devem ao orçamento da União para a agricultura familiar no ano de 2019, a partir de outras informações repassadas durante audiência com a ministra Tereza Cristina na última segunda-feira (11) sobre a situação econômica do País, e de outras que chegam ao conhecimento da CONTAG. O secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris, destaca que, se o anúncio do governo ficar abaixo das nossas expectativas e necessidades, serão grandes os impactos na produção agrícola e até mesmo na permanência das famílias no campo. “Se você aumenta juros, consequentemente vai aumentar os custos com a produção. É a mesma história da assistência técnica. Se você não tiver assistência técnica pública, no mínimo, você vai ter que pagar pela assistência técnica privada. Esses adicionais de custo refletem no momento que você for apurar a sua renda líquida no final de uma safra”, explica Rovaris.

O dirigente informa que são aguardadas algumas novidades para este Plano Safra. “Um deles pode ser a habitação rural pelo Pronaf. Desde o ano passado já se ensaia uma proposta. Estamos tendo o cuidado de não perder as características do programa Minha Casa Minha Vida, que é preciso ter continuidade. O objetivo é ter mais uma opção para acesso à moradia digna no campo. Também estamos apostando a aplicação efetiva do Pronaf Produtivo Orientado (PPO) já para a próxima safra”, destaca.

Além das propostas para o Plano Safra 2019-2020, que serão entregues ainda em fevereiro para o Ministério da Agricultura e para a Secretaria da Agricultura Familiar e Cooperativismo, também está sendo elaborada uma Pauta Geral da CONTAG para a Agricultura Familiar envolvendo todo o governo.

Apesar de algumas demandas emergenciais já estarem sendo negociadas com o governo e o Congresso Nacional, a exemplo da Previdência Social, as diversas Secretarias da CONTAG e as Federações também estão apontando reivindicações nas áreas da educação, saúde, saneamento rural, convivência com o semiárido, tributação de agrotóxicos, negociações comerciais no âmbito do Mercosul, políticas para as mulheres, juventude e terceira idade, esporte, cultura e lazer no campo, entre outras questões.

"A CONTAG mantém a sua histórica posição de pautar os governos anualmente em busca de políticas que melhorem as condições de vida dos agricultores e agricultoras familiares, para permanecerem no campo com qualidade e dignidade, produzindo alimentos saudáveis para a população brasileira e de forma sustentável. Estamos em fase de finalização das propostas, esperamos que o atual governo dê a devida atenção às nossas reivindicações", destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

Do Estação Notícias / Assessoria

Heraldo Gouveia e Mônica Mendonça: duas personalidades marcantes que há quase 20 anos batalham juntos no turismo e na cultura do Brejo da Madre de Deus

Essa dupla não passa batida aos que visitam e conhecem um pouco da história do Brejo

Mônica Mendonça e Heraldo Gouveia, são brejenses que tem uma parceria de quase 20 anos, lutam em busca dos mesmos propósitos e dão suas contribuições, sempre comprometidos com o projeto de tornar o Brejo da Madre de Deus um município-modelo, referência de turismo no Agreste do estado de Pernambuco.

Mônica Mendonça é moradora de Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus (51 anos), filha do casal Paulo Mendonça e Marly Mendonça.

No início do ano de 2000, Mônica assumiu a pasta da Diretoria de Cultura na Prefeitura do Brejo, onde permaneceu durante 8 anos. À frente da Cultura, Mônica Mendonça deu continuidade ao projeto "Semana da Cultura", idealizado na gestão de sua mãe, Marly Mendonça, enquanto prefeita do município.
O artesanato do Brejo passou a ter uma visibilidade maior, a partir das ações culturais promovidas por Mônica. A participação dos artesãos na FENEARTE e outra feiras de negócios do Nordeste, contribuiu de forma considerável para projetar o nome do Brejo a nível nacional e internacional.

O Brejo da Madre de Deus, passou a fazer parte da programação da Semana Nacional de Museus e sua participação é efetiva na Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, desde a sua primeira edição.

Ao longo desse período, outras parcerias foram firmadas e o patrimônio histórico, cultural e arqueológico do Brejo passou a ser visto com outros olhos.
A partir do ano de 2004, em Parceria com a ADCE Produção Cultural, vários projetos de adequação e revitalização dos equipamentos culturais do Brejo foram realizados por meio do FUNCULTURA, na Casa de Câmara e Cadeia e no Museu Histórico.
Durante esse período, o então Secretário de Turismo do município, João Carlos de Oliveira (Cáli), decidiu investir na integração efetiva da Cultura com o Turismo, valorizando cada recanto do Brejo, agregando valores à cultura e dando todo apoio e suporte aos jovens Heraldo Gouveia e Mônica Mendonça.

Juntos, eles percorreram todos os pontos de interesses turísticos e participaram de eventos, feiras, seminários, encontros, onde se vislumbrava o desenvolvimento da atividade turística, como ferramenta indispensável para promover e impulsionar a economia local e regional, valorizando todo o potencial turístico do Brejo.
Heraldo Gouveia, faz um trabalho diferenciado, voltado para trilhas ecológicas, trilhas noturnas, acampamentos, grandes travessias, escaladas, turismo pedagógico e científico, nos segmentos de espeleologia, arqueologia e antropologia.

Suas ações ecológicas de limpeza nas áreas de interesse turístico, que acontecem regularmente são louváveis e ainda, desenvolve uma vasta gama de esportes de aventura.

Essa dupla não passa batida aos que visitam e conhecem um pouco da história do Brejo, pois têm a missão de causar encantamento e uma experiência inesquecível aos visitantes! 
Do Estação Notícias

Homem é baleado, tenta escapar e foi executado dentro de obra em Santa Cruz


Após ser atingido, ele tentou escapar, mas foi perseguido por dois elementos.

A manhã desta terça-feira (19) foi marcada por um crime de morte em Santa Cruz do Capibaribe. Um homem identificado por Tiago Castro (idade não revelada) foi morto a tiros. O crime aconteceu na Avenida Castelo Branco, no bairro Nova Santa Cruz.

De acordo com informações iniciais, ele foi atingido na Av. América, tentou escapar e foi perseguido por dois elementos.

Tiago estava de moto, após ser atingido correu a pé e ainda tentou se esconder em uma casa que está em construção, mas foi perseguido e executado com mais alguns tiros e golpes de ferramentas que estavam no local.
Populares relataram ao menos quatro tiros. Os bandidos estavam em um carro Fiat, segundo testemunhas.

Uma viatura do Samu ainda esteve no local mais apenas  constatou o óbito. Ainda não há informações sobre a motivação para o crime.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Denúncia: Esgoto estourado causa transtornos aos moradores do loteamento Brasil em Fazenda Nova

De acordo com os moradores o problema já dura 20 dias

Os moradores do loteamento Brasil que fica próximo ao colégio Fábio Corrêa em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus no Agreste de Pernambuco, estão insatisfeitos com uma situação no saneamento, em que um esgoto estourado a aproximadamente 20 dias, está jorrando água suja na porta das residências e tem causado mal estar aos moradores.

Segundo informações dos moradores, a subprefeitura de Fazenda Nova já foi procurada para que seja feito um serviço que possa sanar de vez o problema. Entretanto, uma equipe da subprefeitura já foi até o local, mas infelizmente até momento o problema não foi solucionado.

“Nós como moradores do loteamento Brasil estamos tristes pela situação que nossa rua se encontra e também triste com a falta de compromisso que os responsáveis da prefeitura tem conosco, já são 20 dias e esse problema ainda não foi resolvido. Que essa situação se resolva o mais breve possível”. Disse um morador.
O secretário de obras Everton Jó, informou que uma equipe será encaminhada ao local até amanhã, quarta-feira dia 20 de fevereiro.

Do Estação Notícias

Casal do Recife que voltava de Santa Cruz do Capibaribe com mercadorias foi assaltado e levado como refém em Caruaru

Um casal seguia viagem de Santa Cruz do Capibaribe para Recife na noite desta segunda-feira (18), com o carro carregado de mercadorias, foi surpreendido por assaltantes ao passarem pela vila Rafael na zona rural de Caruaru, foram abordados por quatro marginais numa picape Frontier preta, que anunciaram o assalto e seguiram viagem para Caruaru pela BR 104.

Após passarem pelo posto da Polícia Rodoviária Federal na Jurití, os outros motoristas que presenciaram a ação avisaram aos policiais e denunciaram o caso. Após a denúncia, nas imediações do viaduto da Avenida Agamenom Magalhães os policiais visualizaram a picape, houve perseguição e próximo ao 4º BPM, atravessaram a picape na rodovia fazendo com que dois bandidos abandonassem o carro e se evadissem e os outros levaram o carro do casal carregado de mercadorias.

Do Estação Notícias / Adielson Galvão

DÊ UM PASSO

Fé não é a crença de que Deus fará o que você deseja. É a crença de que Deus fará o que é certo. Nos primeiros cinco versículos de Mateus, capítulo 5 diz: “Bem aventurados são os miseráveis, que não têm nada a dar, sem saída, destituídos, doentes,” e Jesus disse, “porque deles é o reino dos céus.”

Deus diz que quanto mais sem esperança forem suas circunstâncias, mais provável é sua salvação. Quanto maiores suas preocupações, mais genuínas suas orações. A cura começa quando dependemos dEle. A ajuda de Deus está perto e sempre à disposição, mas só é dada àqueles que a buscam. Se comparada à parte de Deus, nossa parte é minúscula, mas necessária.

Peça perdão. Ligue para um conselheiro. Confesse. Ligue para sua mãe. Vá ao médico. Alimente uma pessoa faminta. Ore. Ensine. Vá. Faça algo que demonstre fé. Porque fé sem esforço não é fé de verdade. Deus responderá. Ele nunca rejeitou um ato genuíno de fé. Nunca!