quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Agência Nacional de Águas (ANA) prioriza fiscalização de duas barragens em Brejo


Barragem do sítio Oitis está em colapso e  sua estrutura está em risco

O Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre do Governo Federal publicou na última terça-feira (29) duas resoluções que determinam a fiscalização imediata de barramentos de diferentes finalidades, enquadrados como Categoria de Risco (CRI) alto ou com Dano Potencial Associado (DPA) alto.

Desde 2011, a Agência Nacional de Águas (ANA) consolida o Relatório de Segurança de Barragens (RSB) a partir de informações disponibilizadas pelos órgãos responsáveis pela fiscalização de barragens, a depender de seu tipo de uso.

As barragens que estão por completo na cidade de Brejo da Madre de Deus e que terão fiscalização priorizada são a do Machado (sítio Bandeiras) e do Oitis (sítio Oitis) que foram classificadas com Categoria de Risco (CRI) alto..
Barragem do Machado (sítio Bandeiras)

A defesa civil de Brejo vem monitorando diariamente a situação dessas barragens, Edivaldo José (Vadinho) que é coordenador da Defesa Civil nos explicou a situação:

“A Defesa Civil do município está monitorando essas barragens e caso haja possíveis chuvas, que farão o nível das barragens subir, estaremos monitorando as áreas de risco, deixando ciente o pessoal que mora perto da barragem, acompanhando também todo o procedimento dos órgãos competentes que são de responsabilidade pelas duas barragens (Oitis e Machado). E sobre a barragem de Santana II que não está nessa lista, vamos pedir o parecer de como está aquele reservatório e continuaremos monitorando as demais barragens do município”. Disse Edivaldo José (Vadinho).
Vadinho monitorando a barragem de Queimadas

Do Estação Notícias

Vídeo: Dicas de saúde com o cardiologista do Instituto São Jerônimo, Dr Felipe Afonso

O tema de hoje é a hipertensão. Saiba mais sobre o assunto: Como sintomas, prevenção e tratamento

Nas dicas de saúde do Instituto São Jerônimo o médico cardiologista, Dr Felipe Afonso, fala sobre hipertensão arterial.

“A hipertensão é um inimigo silencioso, e maioria das vítimas da doença, cerca de 90 %, não sentem absolutamente nada, o que contribui para que o tratamento e o diagnostico sejam tardio”. Disse o médico

Venha agora mesmo marcar sua consulta e fazer seu check-up geral e do coração. A melhor forma de tratamento e cura é a prevenção.

Ligue ou envie um WhatsApp para o Instituto São Jerônimo através dos números (81) 3747-1978 ou (81) 99668-4735 e marque sua consulta.

O Instituto São Jerônimo fica por trás da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias

Deputado Diogo Moraes está internado com problemas de saúde e poderá não comparecer para a solenidade de posse

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) está internado em um hospital na Capital Paulista. Fontes ouvidas pelo Blog, ligadas a Diogo Moraes, comentam que o deputado passa por um processo depressivo, desencadeado há alguns meses, e que foi agravado nas últimas semanas. O deputado poderá não comparecer a solenidade de posse, marcada para esta sexta-feira (01) na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Recentemente o comunicador Geraldo Freire afirmou, na Rádio Jornal/Recife, que o estado de saúde do deputado seria grave e que ele estaria pesando 53 kg. Geraldo informou ainda que os problemas estariam agravados pelo uso excessivo do álcool. No mesmo programa a assessoria de Diogo Moraes entrou em contato com a Rádio Jornal e desmentiu as informações. O radialista Geraldo Freire, então, sustentou que a sua fonte seria o deputado estadual Joel da Harpa (Podemos), colega de Diogo na Alepe.
O Blog do Ney Lima buscou informações com a família de Diogo, desde a última sexta-feira (25). Os parentes negaram a informação sobre internação hospitalar, mas admitiram o recente quadro de depressão.
O Blog entrou em contato também com a Assessoria de Comunicação do deputado para saber se haveria confirmação da sua presença na solenidade de posse dos deputados, que ocorrerá amanhã (01). Até o fechamento desta matéria o posicionamento não havia sido enviado.
Do Estação Notícias / Ney Lima

Santa Cruz, Brejo da Madre de Deus e Taquaritinga estão entre os municípios que gastam acima do limite com pessoal

Brejo da Madre de Deus ultrapassou 77% da receita com pessoal e Santa Cruz 60%

Mesmo com diversas recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), várias prefeituras continuam excedendo o limite de gastos com a folha de pagamento de pessoal.

O novo relatório apresentando, que diz respeito ao último quadrimestre de 2018 (entre setembro e dezembro) aponta que Taquaritinga do Norte, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus estão entre os municípios que desrespeitam a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

As prefeituras podem investir até 54% da receita corrente líquida com folha de pagamento.
No entanto, Taquaritinga do Norte chegou a usar 57,03% da receita com a folha de pessoal, durante o período indicado. Santa Cruz do Capibaribe alcançou 60,76% e Brejo da Madre de Deus ainda mais, chegando a 77,19%.  

Os dados mostram que Brejo aumentou seus gastos com pessoal, em relação ao quadrimestre anterior, quando havia gasto 75,34% no quesito, entre maio e agosto de 2018.

Santa Cruz do Capibaribe não conseguiu reduzir em relação ao quadrimestre anterior e teve ainda um leve aumento. Entre maio e agosto havia sido gasto 60,51%.
Já Taquaritinga do Norte teve uma leve redução. Entre maio e agosto gastou 60,95%, na sua despesa com pessoal.

Regulares

Os municípios de Vertentes e Toritama estão dentro do limite apontado na LRF. O primeiro gasta 50,72%. Já a Capital do Jeans ficou em 53,08%.
Os dados de Jataúba, referentes ao último quadrimestre de 2018, ainda não foram divulgados. Entre os meses de maio e agosto, Jataúba ficou a baixo de 50%.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Morre adolescente que sofreu coice de cavalo na zona rural do Brejo da Madre de Deus

A vítima foi golpeada no peito pelo animal

Um adolescente de 15 anos de idade deu entrada na noite desta terça-feira (29) na UPA de Santa Cruz do Capibaribe, após ser vítima de um coice de um cavalo. O local onde teria ocorrido o fato não informado pela equipe médica.

A vítima identificada como sendo Marlon Vinícius Cordeiro de Lima acabou recebendo um golpe no peito pelo animal. Em seguida, ele foi socorrido para a UPA de Santa Cruz, de onde foi transferido para o Hospital da Restauração no Recife.

Na capital Pernambucana, Marlon não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã desta quarta-feira (30). A vítima era residente no Sítio Barrinha, zona rural de Brejo da Madre de Deus.

Do Estação Notícias / Ney Lima

Santa Cruz do Capibaribe já tem projeto para o primeiro shopping

Foram anos de espera e muitas especulações, mas agora, é oficial. A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, uma das principais do Interior de Pernambuco, já tem um projeto montado para implantação do seu primeiro shopping. Com maquete pronta, a unidade comercial em Santa Cruz do Capibaribe funcionará próximo ao Condomínio Jardins.

O Blog do Bruno Muniz teve acesso a informações exclusivas sobre o shopping e já sabemos que a unidade terá foco no ramo de alimentação, lazer e entretenimento, dentro desse contexto amplas salas de cinema, por exemplo, são esperadas. O espaço também deve contar com lojas de vestuário e outros produtos.

A empresa responsável pela construção do shopping será a empresa CP Construção. A área a ser construída ainda não teve metragem divulgada, mas o espaço onde o empreendimento ficará localizado permite a implantação com vasto perímetro territorial e possibilidade de expansão. A data para início da construção deve ser divulgada em breve.

Do Estação Notícias / Bruno Muniz

Prefeitura informa que quadra alvo de vandalismo em São Domingos será restaurada em breve

A Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus vem a público lamentar a ação de vândalos que depredaram a quadra poliesportiva localizada na Rua Nova no loteamento Zé Cláudio no Distrito São Domingos, bem como, saquearam o portão de acesso a unidade esportiva.
Aproveitando o momento para comunicar a população que na próxima semana serão iniciados os trabalhos de restauração da quadra poliesportiva, bem como, montada estratégias com a GCM – Guarda Civil Municipal – para evitar ações criminosas como as que ocorreram.
Lembramos que o código penal na Lei nº. 2.848/40 sobre Dano ao Patrimônio Públicos em seu Art. 163 que destruir, inutilizar ou deteriorar, prevê pena de detenção de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº. 8.069/90) sobre o Estudante que causar dano ao patrimônio público escolar em seu Art. 116 diz que ‘em se tratando de ato infracional com reflexos patrimoniais, a autoridade poderá determinar, se for o caso, que o adolescente restitua, promova o ressarcimento do dano, ou, por outra forma, compense o prejuízo da vítima.
Do Estação Notícias / Assessoria

VOCÊ NÃO A ESTÁ OUVINDO?

“Se ele se aquietar, quem então inquietará” - Jó 34:29

Reflexão

Existe um tipo de calma que se manifesta em meio a fúria do temporal. Vamos navegando tranquilamente; ele está conosco no barco. Ao chegarmos ao meio do lago, longe da terra, sob a escuridão da noite, de repente levanta-se uma furiosa tempestade. A terra e o inferno parecem estar aliados contra nós, e cada onda parece que vai tragar-nos. Mas ali ele desperta do seu sono e repreende as ondas; sua mão levantada traz bênção e repouso sobre a ira dos elementos em tumulto. E a sua voz faz-se ouvir acima do silvo dos ventos que crispam as águas: “Cala-te, aquieta-te”. – Você não a está ouvindo? – Segue-se depois uma grande bonança. “Se ele aquietar...”