terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Contrato da Prefeitura de Brejo da Madre de Deus com empresa de locação de veículos é suspensa pelo Tribunal de Contas

TCE constatou contratação irregular com pagamentos indevidos no contrato com a empresa de Transportes e Locações

A Primeira Câmara do TCE referendou nesta terça-feira (22) uma Medida Cautelar expedida a partir de relatório de auditoria, elaborado pelo Núcleo de Engenharia do Tribunal, com objetivo de analisar a contratação de empresa especializada em locação de veículos, no exercício de 2017 e 2018, pela Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus. A relatora foi a conselheira Teresa Duere.

A auditoria analisou o Pregão n.º 020/2017 (Processo Licitatório n.º 053/2017), que teve como vencedora a Empresa Nunes & Nunes Transportes e Locações Ltda., com contrato firmado no montante de R$ 1.730.733,10, e assinado em 30/04/2018, com vigência de 12 meses. Nela foi constatada contratação irregular com pagamentos indevidos.

De acordo com o relatório, foram encontrados, entre outros pontos, a ausência de composição de preços, formada a partir de critérios técnicos, o que culminou em distorções de valores. A auditoria também revelou um cenário de absoluto descontrole, informalidade generalizada e descompasso contratual na execução de contratos firmados. Um conjunto de evidências, dentre fotos, visitas técnicas, entrevistas e análise documental, constatou que os veículos estavam em desacordo com as exigências contratadas e não havia qualquer tipo de controle ou registro acerca de horários e agentes envolvidos. Além disso, foram identificadas diversas irregularidades na documentação dos veículos, ausência de vistorias nos veículos, que não apresentavam condições mecânicas mínimas, contrariando também as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Sendo assim, foi expedida a Medida Cautelar, já acatada pelo prefeito do município, determinando à Prefeitura de Brejo da Madre de Deus que se abstenha de realizar quaisquer pagamentos pela execução de serviços em descompasso com o efetivamente contrato, e que não prorrogue os contratos decorrentes do Pregão n.º 020/2017 (Processo Licitatório n.º 053/2017), e do Pregão n.º 015/2017 (Processo Licitatório n.º 043/2017).

DETERMINAÇÕES – A relatora também fez uma série de determinações aos gestores responsáveis, entre elas que adote, de imediato, conforme previsto em regras contratuais relativas às contratações em análise, a fiscalização rígida dos transportes, o estabelecimento de um controle também rigoroso da prestação do serviço, da pontualidade, da assiduidade e também da realidade quantitativa de viagens feitas e a serem pagas, nomeando, desde já, fiscais para os contratos em análise. Também que seja apurada a responsabilidade do contratado, para aplicar-lhe as sanções devidas, e promover o devido ressarcimento ao erário dos recursos gastos sem a devida contrapartida em fornecimento de serviços adequados por parte da empresa, sob pena de responsabilização e representação às autoridades competentes para as devidas providências.

Por fim, também foi determinado a formalização de Processo de Auditoria Especial, com a finalidade de apurar os danos e apontar a devida responsabilidade pelos fatos registrados pela auditoria do TCE, bem como proporcionar ao interessado o devido contraditório e a ampla defesa.

Informações do processo
Processo n.º: 18218970
Relator: Teresa Duere
Origem: Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus 
Modalidade: Medida Cautelar
Exercício: 2018

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/01/2019


Do Estação Notícias Fonte: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (Link do TCE aqui)

Mistério: populares encontram caixão parcialmente queimado no distrito São Domingos em Brejo da Madre de Deus

Um dos coveiros disse que o caixão não saiu do cemitério e que acredita que isso pode ser um ritual oferecido a entidades ocultas

Na manhã desta terça-feira (22), a reportagem do Blog Jota Lima AGORA, teve conhecimento que há mais de uma semana populares teriam encontrado um caixão no distrito de São Domingos do Brejo da Madre de Deus, no Agreste do estado de Pernambuco.

O caixão de madeira e revestido de zinco foi encontrado ao lado de uma passagem molhada que liga o Distrito São Domingos a Santa Cruz do Capibaribe, bem ás margens do Rio Capibaribe.
No local o radialista, Jota Lima conversou com um popular identificado por “Zé Pedro” e ele falou que na manhã do último sábado avistou uma grande nuvem de fumaça, foi ao local e avistou o caixão tampado sendo parcialmente consumido pelo fogo. Seu Zé Pedro ainda disse que ficou com receio de olhar o que tinha dentro do caixão, foi embora e no outro dia notou que o caixão estava aberto e sem nada dentro.
Assista ao vídeo

Jota Lima foi até o cemitério da Barrinha, e conversou com os coveiros Jandaia e Agnaldo; entramos em contatos com as funerárias de Santa Cruz e todos não souberam informar a procedência do caixão misterioso. 

Um dos coveiros disse que o caixão não saiu do cemitério e que acredita que isso pode ser um ritual oferecido a entidades ocultas.

Do Estação Notícias / Jota Lima

Festival Curta Taquary chega a 12ª edição e inicia suas inscrições

São sete mostras competitivas e as inscrições seguem até o dia 15 de fevereiro

Estão abertas a partir de hoje (21), e segue até o dia 15 de fevereiro as inscrições de filmes brasileiros para seleção e exibição durante a 12ª edição do Curta Taquary – festival internacional de curta metragem. O evento que tem toda sua programação gratuita, acontecerá em Taquaritinga do Norte, agreste pernambucano, entre os dias 22 e 27 de abril com exibições dos curtas em praça pública e escolas, além de oficinas de formação, seminários, debates, laboratório de roteiro e shows musicais.

Para participar, as pessoas interessadas devem preencher a ficha virtual disponibilizada no site do festival: www.curtataquary.com.br clicar no campo “Inscrições”, onde também encontrará o regulamento do festival.

O Curta Taquary 2019 conta com sete Mostras Competitivas e cabe ao candidato(a) optar por qual deseja concorrer, sendo elas: Mostra Brasil: Com temática livre; Primeiros Passos: Para diretores em seus primeiros trabalhos; Dália da Serra: Voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária: Direcionada para produções oriundas de alunos de graduação; Diversidade: Filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas; Curtas Fantásticos: Filmes de horror, ficção científica e fantasia; Criancine: filmes voltados para o público Infanto Juvenil.
Desde 2005, o Curta Taquary já exibiu em suas 11 edições mais de 1.500 filmes para um público superior a 50 mil pessoas, tornando-se um importante espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e da América Latina.

O evento é financiado pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco.

Identidade Visual

O Ilustrador, artista plástico e pesquisador, Bruno Gomes é quem assina o cartaz dessa edição, que vem trazendo a inspiração na ancestralidade, tendo como tema central: “Identidade e formação do povo brasileiro”.

Bruno é ilustrador, autor de livros, alagoano de nascença, pernambucano de alma. Faz parte do projeto Thynia Thudia, que leva guerreiros da etnia Fulni-ô (PE) para realizar vivências no Ceará. É parceiro do projeto Omama como ilustrador e pesquisador em aldeias indígenas, de onde mergulha e se inspira para criar seus trabalhos.

Henrique Figueirôa (81) 99785 – 3235

Do Estação Notícias / Assessoria

Obra que vai levar água até as torneiras da população de Mandaçaia começa a ser realizada nesta segunda-feira (21)

Em breve outras localidades como os sítios Catolé, Bagageiro, Cachoeira de Mandaçaia, vão receber água tratada nas torneiras

A população do distrito Mandaçaia em Brejo da Madre de Deus no Agreste de Pernambuco, a muitos anos não sabe o que é receber água nas torneiras. Para alegria da população esses dias estão contados, tudo isso porque uma das promessas de campanha do Deputado Federal João Campos e o Deputado Estadual Diogo Moraes, que era levar água as torneiras da população de Mandaçaia começou a ser cumprida nesta segunda-feira (21).

Os moradores de Mandaçaia vão receber água nas torneiras de suas residências através da implantação do sistema adutor de água tratada, e a ampliação da ETA Barra do Farias.
Em breve outras localidades vão receber água tratada nas torneiras de suas casas, como os sítios Catolé, Bagageiro, Cachoeira de Mandaçaia e outros.
“Não trabalhamos com promessas, trabalhamos com realizações e se um dia prometer iremos cumprir. A água vai chegar para alegria dessa gente de coração bom e que merece dias melhores. Obrigado ao governador Paulo Câmara ao deputado federal João Campos e ao nosso deputado estadual Diogo Moraes. ” Disse Rubinho Nunes

O ex-vereador Marquinho de Mandaçaia ao lado do empresário Rubinho Nunes comemora essa grande obra.
“É um sonho antigo meu que começa a ser realizado, agradeço a Rubinho Nunes e aos deputados Diogo Moraes e João Campos por estarem proporcionando isso a população de Mandaçaia. ” Disse Marquinho
Do Estação Notícias

Vereador Robertinho esteve presente no distrito Mandaçaia para a entrega do time C.H. Futebol Clube

No último domingo (20) em Mandaçaia, distrito de Brejo da Madre de Deus, o vereador Robertinho Asfora realizou a entrega do terno de futebol para o time C.H. Futebol Clube.

Essa notável iniciativa do vereador Robertinho fez a alegria de vários jovens que praticam o futebol na localidade. Robertinho falou da importância de incentivar a prática de esportes entre os jovens.

"O incentivo ao esporte para os jovens brejenses é sempre muito bem-vindo pois o esporte é um verdadeiro salva vidas em meio a um oceano de vícios e maus costumes que o mundo nos oferece." disse Robertinho.
Do Estação Notícias

CONVITE DA AMICRO AOS ASSOCIADOS E COMERCIANTES BREJENSES

Motorista de ônibus fica ferido após acidente em centro de compras de Santa Cruz


O caso aconteceu quando o homem tentava realizar um serviço mecânico

Na noite desta segunda-feira (21), um motorista de ônibus ficou ferido após ser atropelado no estacionamento de um centro de compras em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

O caso aconteceu quando, de acordo com informações, Josivaldo Nascimento da Silva (53 anos) morador de Palmeirinha-BA, tentava realizar um serviço mecânico no veículo quando o ônibus teria se movido e pressionou o mesmo, provocando ferimentos graves.
De acordo com detalhamento da equipe médica que atendeu a vítima na UPA de Santa Cruz do Capibaribe o estado de saúde do motorista é grave. Josivaldo foi transferido para o Hospital da Restauração, no Recife.

Do Estação Notícias / Bruno Muniz

PAUSA REPENTINA NO CORAL DE NOSSA VIDA

“...para orar a parte... estava ali só...” – Mateus 14.23

Reflexão

“Na pausa não há música, mas a pausa ajuda a fazer a música”. Na melodia da nossa vida a música é interrompida aqui e ali por “pausas”, e nós, sem refletir, pensamos que a melodia terminou. Deus nos envia um tempo de parada forçada, de enfermidade, de planos fracassados, de esforços frustrados e faz uma pausa repentina no coral de nossa vida. Deus segue um plano ao escrever a música de nossas vidas. A nossa parte deve ser aprender a melodia, e não desmaiar nas “pausas”. Compor a música da nossa vida é geralmente um processo lento e trabalhoso. Com paciência Deus trabalha para nos ensinar! E quanto tempo Ele espera até que aprendamos a lição!