segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Agricultores começam a preparar o solo para o plantio na Serra da Prata

Secretaria de Agricultura já notificou proprietários que podem ser responsabilizados, caso o fogo fuja de controle

Com a proximidade do período chuvoso é hora de preparar o roçado e muitos agricultores fazem broca de mato (queimada), para preparar o solo para o plantio. Brocar roçado é uma atividade rudimentar e é uma das práticas perigosas que desgasta o solo, porém, ainda é muito utilizada em nossa região.

No final da manhã desta segunda-feira (30), o fogo na Serra da Prata chamou a atenção da população que lamentou ver o cartão postal mais uma vez pegando fogo.
O Blog Estação Notícias entrou em contato com o Secretário de Agricultura, que a prática não pode ser impedida, mas está monitorando o fogo.

“A prática de brocar para roçado não pode ser impedida, o agricultor tem esse direito. O que não pode é o fogo fugir do controle e causar um incêndio, como já aconteceu em anos anteriores e tivemos que correr para apagar”, explicou o Secretário Aguiar que também alertou que os agricultores podem ser responsabilizados.

“Neste ano nos antecipamos aos fatos e já notificamos três proprietários de terrenos na Serra da Prata. Caso eles broquem o mato e o fogo saia do controle, o agricultor pode ser responsabilizado, pagar multa e até mesmo ser preso. Inclusive já enviamos ofícios para o Ministério Público. Estamos atentos e vamos fiscalizar”, disse Aguiar.

Do Estação Notícias