segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Ação de construção do livro “O Capibaribe da Gente” passará em Brejo da Madre de Deus

Tendo em vista comemorar o Dia do Rio Capibaribe (24 de Novembro), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Capibaribe (COBH – Capibaribe), produzirá um livro coletivo em parceria com prefeituras, organizações e escolas de diversos municípios que compõe a Bacia Hidrográfica. O livro registrará as várias ações em defesa do Capibaribe desenvolvidas em cada um dos municípios.

O livro percorrerá os municípios e cada município acrescentará páginas de ações que estão sendo desenvolvidas. Em seguida este município entrega o livro ao próximo a partir de atividades de educação ambiental, debates, ações em defesa do Rio. A partida será em Santa Cruz do Capibaribe, hoje (4), depois em Toritama e Brejo da Madre de Deus, amanhã (5). Na quarta-feira (6), será a vez de Passira e nos dias 11, 12, 13 o projeto vai passar por Caruaru, Surubim e Limoeiro respectivamente.

Taquaritinga do Norte, Lagoa do Carro, Lagoa do Itaenga e Paudalho também receberão as atividades de construção do livro, terminando no Recife no dia 22 de novembro. O Livro "Capibaribe da Gente" será entregue ao COBH Capibaribe em uma barqueata que vai acontecer no Recife, no Dia do Rio Capibaribe (24 de novembro). Mas as atividades não acabam com a entrega do livro. Na segunda-feira (25) haverá ainda uma roda de diálogo sobre políticas para o Capibaribe no 3° Simpósio Capibaribe promovido pelas várias instituições no Espaço Ciência.

O livro: Cada prefeitura receberá duas páginas de papel tamanho A1 (84 x 59,4cm), que serão preenchidas com as atividades desenvolvidas em defesa do Rio Capibaribe.

A ação amanhã, terça-feira: Haverá uma Oficina sobre Criação de Unidades de Conservação no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e na oportunidade as páginas do livro do Brejo da Madre de Deus serão divulgadas. Receberá as páginas de Toritama. No dia 06, vamos entregar as nossas páginas para o município de Passira.  

Ações em Defesa do Rio Capibaribe em Brejo da Madre de Deus
A EMBRAPA Semiárido por meio do Projeto PARTICIPA, o IPA e a Secretaria de Agricultura de Brejo da Madre de Deus realizaram Coletas de Águas em diversos pontos da Bacia do Rio Capibaribe no município, para análises na Bacia do Rio Laranjeiras, Rio Santana II e Riacho do Amaro. Nessas áreas as águas são usadas para irrigação, consumo humano, dessedentação animal e lazer. Um objetivo desse trabalho é verificar os elementos existentes na água.

Outras ações ambientais realizadas em Brejo da Madre de Deus
Além disso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realiza atividades ambientais contínuas, como a produção de cerca de 10.000 mudas (plantas) por ano na Sementeira Municipal Padre Pedro Aguiar. O CONDESB realiza a Feira do Verde há 19 anos para despertar a consciência ecológica.  Técnicos já realizaram mais de 1.200 Cadastros Ambientais Rurais CAR. Em comemoração da Semana do Meio Ambiente realizada na primeira semana do mês de Junho, a Sementeira Municipal recebeu a visita de alunos das Escolas municipais e particulares onde foram discutido a importância do plantio de árvores e outras questões ambientais. Também foi realizado o plantio de um muda de Baobá na Praça Pedro Guenes, no centro do Brejo da Madre de Deus.  Os dois Grupos Escoteiros também sempre realizam e participam em ações ambientais realizadas em Brejo da Madre de Deus.

Local: Centro de Cidadania Pedro Ferreira de Lima – Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Brejo da Madre de Deus
Hora: 9h

Contatos
Beth – Assessora Técnica / Sec. Agricultura / CONDEMA - 9 9728-7675
Paulo Bandeira - Pres. do COBH Capibaribe - 9 9819-9324
Alexandre Ramos - SEMAS - 9 8844-1240

Do Estação Notícias / Da assessoria