terça-feira, 22 de outubro de 2019

Dicas de Saúde: Redobre os cuidados com a pele em dias de altas temperaturas

Nesta época do ano, é importante usar protetor solar em todo o corpo.

Em dias ensolarados é sempre bom aproveitar para tomar um banho de piscina, ir à praia e fazer atividades ao ar livre. Porém, devido à altas temperaturas alguns cuidados devem ser adotados.

A exposição da pele a altas temperaturas, pode trazer consequências prejudiciais à saúde.

Durante a tarde dessa terça-feira (22), em Barra de Farias e Mandaçaia, distritos de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, foram registradas temperaturas de 35ºC.
Em Brejo sede e nos distritos São Domingos e Fazenda Nova, foram registradas temperaturas de 34ºC.
Nesta quarta-feira (23), os termômetros preveem em alguns lugares temperaturas de 36ºC.
O que diz o especialista?

De acordo com o farmacêutico Dr. Homero Souza com simples cuidados e bons produtos, é possível aproveitar a praia e a piscina sem medo de prejuízos a saúde.

“Devemos evitar nos expor ao sol durante o horário em que as temperaturas estão mais elevadas, que vai das 9 horas da manhã até as 16 horas e tomar pelo menos 2 litros de água por dia. Esses cuidados são mais importantes para mulheres grávidas, crianças e idosos, pois tem o sistema imunológico mais debilitado e a pele mais sensível”, disse Homero Souza.

Proteção solar

O protetor solar é indispensável sempre que saímos de casa, porém, mesmo em casa devemos usá-lo. O bom protetor solar hidrata a pele, evita manchas, reduz o envelhecimento e reduz as chances de termos câncer de pele.
O protetor solar deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. As peles oleosas ou com acnes devem utilizar um protetor na forma de gel. Já as peles secas devem utilizar na forma de cremes ou loções.


Pessoas de pele mais clara, tomando estes devidos cuidados podem evitar queimaduras, além de se prevenirem contra o câncer de pele. Já as pessoas que têm a pele morena especialmente as mulheres gravidas previnem o surgimento de melasma, manchas no rosto que podem incomodar pelo resto da vida se não forem tratadas.

Caso você se expôs além da conta ao sol e começou a surgir manchas no rosto ou no corpo, o farmacêutico Homero Souza recomenda o acompanhamento de um dermatologista.

As Farmácias São Jerônimo têm uma linha especial de protetores solares para cada tipo de pele. Caso tenha alguma dúvida ou precise de orientação para escolha de seu protetor solar, procure as Farmácias São Jerônimo, pois esta tem uma equipe treinada para melhor orientá-lo.

Do Estação Notícias