sábado, 21 de setembro de 2019

Pedra grande desmorona da Serra da Pedra do Cachorro

Moradores de Fazenda Nova ouviram o estouro e estação sismográfica localizada em Caruaru registrou o abalo causado pela queda. 

No feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, aproximadamente às 13h30min, os moradores de Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, ouviram um grande barulho, semelhante ao de fogos de artifício.
Horas depois souberam que havia caído uma enorme pedra, medindo mais ou menos 50 metros de altura, por 20 metros de cumprimento. A pedra estava encostada no lado norte da cordilheira da Serra do Cachorro, 3 km ao leste da Pedra do Cachorro, ou 6 km ao sul do distrito de Fazenda Nova.
A pedra se espatifou em milhares de pedaços, cerca de 300m onde estava originalmente. Por sorte, a chuva de pedras não atingiu nenhuma moradia, que fica aproximadamente 600 metros do local da pedra, no vale do Sítio Saco da Serra.
O Sr. Eduardo Alexandre do Laboratório de Sismologia LABSIS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), informou que os aparelhos na estação sismográfica localizada em Caruaru, cerca de 30 km do local da queda da pedra, registraram o momento exato do desmoronamento da pedra, tamanho foi o abalo da sua queda.

Do Estação Notícias / Informações Elizabeth Szilassy. Imagens: Arnaldo Vitorino.