sexta-feira, 27 de setembro de 2019

“Não tem material para curativo no posto de saúde de Fazenda Nova”, afirma jardineiro que passou por cirurgia recentemente


A Estação TV o cidadão disse que precisou pedir ajuda aos amigos para comprar o material na farmácia

O jardineiro Diego Maycon, 34 anos, entrou em contato com a redação do Blog Estação Notícias para relatar seu sofrimento após ter passado por uma cirurgia.

O cidadão que reside no Bairro Lagoa dos Mandantes, em Fazenda Nova, distrito do Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, foi cirurgiado no hospital Mestre Vitalino em Caruaru. A cirurgia foi um sucesso, mas ao retornar para sua residência começaram as dificuldades.

“Tive alta no domingo e na segunda quando fui ao posto de saúde de Fazenda Nova para fazer o curativo, não tinha o material nem o medicamento que o médico passou. Tive que pedir ajuda aos amigos para comprar o remédio e as luvas, gases e esparadrapos”, afirmou Diego.


NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE

O paciente Diego fez um procedimento cirúrgico para drenar um abcesso na região perianal no domingo, 22/09/2019; ficando com um dreno na referida região. Sendo assim a equipe de saúde visitou o referido paciente realizou limpeza e orientações de higienização quando necessário.

O dreno ficou de ser retirado no dia 26/09, onde o procedimento foi realizado sem intercorrência. Quanto a questão de material foi fornecido pelo enfermeiro um material para realização da limpeza de local. Quanto aos materiais utilizados para a limpeza/curativo pela família, ao enfermeiro não foi solicitado.


O paciente por iniciativa própria aderiu ao uso de fraldas. A secretaria não dispõe de um programa para o fornecimento de fraldas geriátricas. Este material pode ser fornecido mediante receituário médico, dentro de um programa do Ministério da Saúde, em convênio com farmácias locais.

Do Estação Notícias