domingo, 22 de setembro de 2019

Dom José Ruy toma posse na Diocese de Caruaru neste sábado (21) Posse canônica foi realizada na Catedral Nossa Senhora das Dores.

Ele substituiu Dom Bernardino Marchió, que renunciou a função após completar 75 anos

Dom José Ruy Gonçalves Lopes, foi empossado como novo bispo da Diocese de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, na tarde deste sábado (21). Ele substituiu Dom Bernardino Marchió, que renunciou a função após completar 75 anos, seguindo uma determinação da Igreja Católica.
A programação da posse iniciou a partir das 14h30, com uma coletiva de imprensa, na Igreja do Convento, bairro Divinópolis. Em seguida, às 15h30, o público acompanhou o cortejo em carro aberto, com a presença do novo bispo e de autoridades. O cortejo saiu da Avenida Agamenon Magalhães e seguiu até a Catedral, na avenida Rio Branco.

Às 16h, foi realizada a posse canônica na Catedral Nossa Senhora das Dores. Para o momento, telões foram espalhados no entorno para que o público acompanhasse a posse. A cerimônia foi encerrada com a Concelebração Eucarística presidida por Dom José Ruy, em frente à Catedral.
Celebração da Missa com Dom José Ruy — Foto: Mavian Barbosa/G1

Na solenidade estiveram presentes a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra, o presidente da Câmara de Vereadores, Lula Torres, o secretário de Ressocialização do Estado, Pedro Eurico, e o prefeito da cidade de Feira de Santana, Colbert Martins Filho.

Dom José Ruy tem 52 anos e é natural de Feira de Santana, na Bahia. Ele fez seus votos na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em 1988 e foi ordenado padre em 1993. O bispo é pós-graduado em teologia moral.
Ainda como padre, atuou em Salvador-BA e foi ministro provincial e vice-presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil. Em 7 de setembro de 2012, Dom José Ruy foi ordenado bispo e assumiu a Diocese de Jequié-BA.
Dom José Ruy Gonçalves Lopes nos preparativos antes da posse — Foto: Mavian Barbosa/G1 

Do Estação Notícias / G1