sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Credibilidade do concurso público de Belo Jardim é posta em xeque

Ministério Público recomendou anulação do processo licitatório e sugeriu que fosse feita uma nova licitação

A desconfiança sobre o concurso público anunciado pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, é geral. Nessa quinta-feira (26), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que o município refaça a licitação para contratar empresa organizadora do certame.

De acordo com o promotor de justiça Daniel de Ataíde Martins “a empresa foi alvo ações no Ministério Público da Paraíba em razão de vícios em certames realizados, que impede o reconhecimento da reputação ético-profissional da instituição e pode representar insegurança jurídica para o certame de Belo Jardim”.

Moradores da cidade que sonhavam com o concurso público, agora estão com um pé atrás. É o caso do estudante Luiz Fernando Silva. “Não sei se vale a pena arriscar e pagar para fazer esse concurso. O medo que fica é que a justiça cancele e a gente que pagou fique sem o dinheiro e perca tudo, ou que tenha, a gente faça a prova e não passe por algum motivo de desonestidade ou algo do tipo”.

Nas redes sociais o certame também é alvo de críticas. “Estava bom demais para ser verdade”, escreveu Michelle Carvalho em uma publicação que mostra as ações judiciais contra a empresa organizadora.

A internauta Érika Larissa também criticou. “Quando se fala em prefeitura de Belo Jardim é isso”, disse. Já Andreza Rodrigues se mostrou decepcionada. “Foi triste, estava acreditando na história”, comentou.

Ainda na decisão do MPPE, a prefeitura tem o prazo de dez dias (a partir de ontem) para que, no caso de acatar a recomendação, adote as providências para declarar nulidade dos processos e de todos os atos decorrentes das irregularidades identificadas.

Confira aqui o edital.

Do Estação Notícias / BJ1Notícias