terça-feira, 11 de junho de 2019

Posto para entrega de embalagens de agrotóxicos já utilizadas está instalado em Brejo nesta terça (11).

Durante esta terça-feira, um posto para coleta de embalagens de agrotóxicos que já foram utilizadas, está instalado em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. O evento está sendo realizado pela primeira vez na cidade, e tem o apoio da secretaria de Agricultura e da Adagro.

O agricultor que já utilizou as embalagens, lavou e furou, pode deixar no posto que está localizado no nas margens da PE-145, no sítio Estrago. A ação acontece apenas nesta terça-feira (11), até às 16h.

Em cumprimento à Lei Federal, as embalagens de agrotóxicos vazias devem ser devolvidas junto com as suas tampas após o término da safra, quando o agricultor reunir uma quantidade que justifique o transporte, para assim então ser destinada corretamente.
“O agricultor é o mais importante, porque ele detém a embalagem vazia. Então ele precisa entender a sua responsabilidade, de lavar a embalagem, perfura-la, inutiliza-la para que não seja reaproveitada na residência. Pois a embalagem tem que ser descartada ambientalmente correta, aqui no recolhimento itinerante”, disse Roberto Quiapeta, gerente administrativo e institucional da ARPAN (Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários do Nordeste).

A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente, possibilitando a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. Além disso, se lavadas adequadamente as embalagens vazias podem ser recicladas.
É importante lembrar que a entrega das embalagens é de lei nº 9974 de 06 de junho de 2000, então você agricultor ao entregar as embalagens cumpre a lei e ao mesmo tempo ajuda toda a sociedade. É seu compromisso com sua consciência.

“É um evento importantíssimo, pois sabemos que muitas dessas embalagens que estão no município não foram entregues corretamente. Mas com essa ação o agricultor pode fazer o seu papel ambiental e se regularizar com a lei.” Disse Aristóteles, Diretor do Meio Ambiente no município.

Do Estação Notícias