quarta-feira, 12 de junho de 2019

Fetape apresenta na Alepe propostas para fortalecer o acesso dos/as trabalhadores/as rurais às políticas públicas

A Fetape, por meio da vice-presidência, pautou a importância da integração das políticas públicas com controle social e o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural pelas entidades governamentais e não-governamentais, em especial as instituições que já têm referencial com experiências da agricultura familiar, na manhã desta quarta (12) durante a Reunião Ordinária da Agricultura, Pecuária e Política Rural, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).


A reunião teve como objetivo fazer uma escuta das organizações e movimentos sociais do campo sobre o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais às políticas públicas. Esse momento é fruto da atuação do deputado estadual Doriel Barros, que hoje preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural. Essa mesma reunião foi feita com representantes do agronegócio, para que a Comissão possa sistematizar uma pauta prioritária para a ação parlamentar.
Estiveram presentes também na audiência representantes de sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, sindicatos de trabalhadores assalariados rurais, Fetaepe, e outras instituições da sociedade civil e movimentos sociais do campo. Na ocasião, o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, apresentou à Comissão dois documentos que foram elaborados pela Federação e o conjunto da sociedade civil organizada: o Plano de Convivência com o Semiárido e o Plano de Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata.

“Não temos dúvida que essa será uma pauta de atuação e acompanhamento da nossa Federação e dos nossos Sindicatos filiados na luta por um desenvolvimento rural sustentável e solidário, para os homens e mulheres que vivem no campo”, destacou Adelson Freitas.

Do Estação Notícias / FETAPE