sexta-feira, 31 de maio de 2019

Brejo: Servidores público municipais têm descontos em seus vencimentos de horas “paradas” de forma indevida!

“Voltaram os tempos de retaliações! ” Argumentam os servidores públicos.

Nesta quinta-feira (30 de maio), ocorreu um fato lastimável, no que diz respeito ao pleito dos servidores públicos municipais, como uma forma de retaliação aos professores pelo movimento de reivindicação de seus direitos, a administração municipal fez o desconto indevido em seus vencimentos.

Para se entender melhor a situação:

O movimento de reivindicação começou no dia 20/05/2019, onde os professores trabalharam 3 horas aulas com o aluno e 2 horas aulas ficaram na escola como uma forma de protesto.

As informações de faltas de cada secretaria são encaminhadas à Secretaria de Administração no dia 20 de cada mês, isso quer dizer que ditas informações chegaram à Secretaria de Administração no dia em que o movimento começou.

No dia 28/05/2019, após 7 dias de movimento, a administração municipal teve uma reunião de negociação com os servidores, onde nenhuma proposta foi dada.
O pagamento referente ao mês de maio aconteceu nesta quinta-feira (30 de maio), com esses dias de movimento descontados.

Ora, como se descontam as horas referentes a seis dias de trabalho, onde as informações com “faltas” são encaminhadas até dia 20 de cada mês?

O dia em que o movimento iniciou coincidiu com aquele previsto para o envio de “faltas” à Secretaria, como foram descontadas as faltas dos dias posteriores?

Nesse caso, foi encaminhada uma informação EXTRA, após o dia 20, só para o desconto dos professores?

Como descontar antes mesmo do mês acabar?

Como fazer tal desconto se a LEI Nº 11.329, DE 16 DE JANEIRO DE 1996 em seu Art. 19, da seguinte forma estabelece?

Art. 19 – nos diz que o professor que faltar até 10% (dez por cento) da respectiva carga horária mensal poderá ter faltas abonadas, desde que as compense no prazo de até 30 (trinta) dias contados da última falta.

Portanto, é clara e notória a total falta de respeito com a categoria, lembrando que, na reunião que aconteceu dia 28/05/2019 os representantes dos sindicatos questionaram a administração sobre as especulações desse tipo de retaliação, na oportunidade nenhum dos representantes do Prefeito sabiam informar quem procederia com esse desconto, num verdadeiro jogo, passando um para outro, tendo o Procurador Municipal salientado que iria fazer a análise, caso por caso, de cada servidor, para se chegar a conclusão.

Causa espanto essa análise, pelo tempo recorde como foi realizada (penas dois dias), levando-se em conta que a referida Procuradoria tem o hábito de passar meses e meses para se pronunciar a respeito de vários requerimentos que lhes são enviados para pronunciamento. Essa velocidade supersônica, nos deixa esperançosos de que a eficiência demonstrada seja aplicada nos próximos pareceres por ele emitidos.

Diante dessa atitude arbitrária, podemos concluir que, as especulações proferidas por pessoas da gestão municipal transmitiam a pura verdade.
Tal fato ocorrido nos deixa tristes e temerosos, uma vez que o Sr. Prefeito é um servidor público efetivo e em outro momento de sua vida no serviço público sofreu retaliações, inclusive, com a sua demissão sem qualquer espécie de defesa.

A confiança e esperança no bom senso do Prefeito, no sentido de compreender a inquietação dos nossos servidores, para que se pusesse um fim às especulações de retaliações infelizmente não mais persiste.

Não compreendemos que uma administração que se diz orgulhosa da transparência de seus atos pratique contra seus servidores, que buscam tão somente o reconhecimento de seus direitos, atos de mesquinharias e de retaliações, dignos das mais ferrenhas ditaduras.

Fica aqui a nossa indignação.

Do Estação Notícias