segunda-feira, 29 de abril de 2019

Motoristas com IPVA em atraso podem ter veículo retido e ficar com nome sujo

Medida vale para devedores do imposto entre os anos de 2015 e 2018. Mais de 167 mil veículos constam com débito junto ao Detran-PE.

Motoristas que devem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) entre os anos de 2015 e 2018 estão sendo notificados pelo governo estadual a partir deste mês. Caso não se regularizem, os proprietários vão ficar com o nome sujo e os veículos podem ser retidos até que o débito seja pago.

Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, estão sendo enviadas cartas para mais de 167 mil devedores.  Ao receber a carta, o proprietário do veículo tem 15 dias para resolver o pagamento do IPVA. A regularização deve ser feita em qualquer unidade do Detran ou nas agências da Receita Estadual da Sefaz. Se, após os 15 dias de aviso, o devedor não quitar a dívida, ele pode ser notificado e multado.

"Acabou o prazo e não fez o pagamento? A dívida duplica", alerta o coordenador da administração tributária do Estado, Anderson de Alencar Freire, para a multa de 100% em cima da dívida.

A Sefaz afirma que está planejando uma ação conjunta com o Detran, com blitz dirigidas para essa ação. "Quem não apresentar o IPVA pago, vai ter o carro retido para regularização. Deve optar por aplicativos de mobilidade para não ficar sem o veículo", afirma Freire.

Por último, se a dívida ainda não tiver sido quitada, o devedor é inscrito na Dívida Ativa do Estado e o nome vai para o Serasa. O atendimento ao contribuinte notificado será realizado pelas Agências da Receita Estadual e nas unidades do Detran.

O contribuinte também pode emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) da Notificação de Débitos do IPVA para parcelamento ou liquidação à vista, no e-Fisco, através do site da Sefaz.

Outras informações podem ser obtidas através do TeleSefaz, nos números 0800.285.1244 ou (81) 3183-6401. Ainda é possível entrar em contato com o Detran-PE pelo telefone (81) 3453-8202.

Do Estação Notícias / G1